Cidadeverde.com

Imunidade baixa? Veja 10 alimentos ricos em vitamina C para fortalecer sua saúde

Imprimir

 

Foto: Pixabay

 

A vitamina C desempenha um papel fundamental no funcionamento saudável do nosso organismo. Ela atua no crescimento, desenvolvimento, ajuda no processo de cicatrização, previne resfriados, estimula a síntese de colágeno mantendo a elasticidade e a integridade da pele. É importante para ossos, dentes, músculos, tendões e estimula a absorção do ferro. “A vitamina C atua diretamente nas nossas células de defesa e ajuda a combater os micro-organismos causadores de doenças, fortalecendo nossos anticorpos”, afirma a farmacêutica Luciana Rocha.

A falta dessa vitamina no corpo pode enfraquecer o sistema imunológico e causar escorbuto, responsável pela fadiga, má cicatrização e pelo sangramento. Por isso, conheça alguns alimentos ricos em vitamina C que vão te ajudar a fortalecer a imunidade.


1. Abacaxi

Além de possuir manganês, magnésio e potássio, a fruta ainda é rica em vitamina C. Melhora a digestão, aumenta a imunidade, ajuda a diminuir os sintomas da artrite e a fortalecer o organismo após os exercícios físicos.


2. Acerola

A acerola é uma fruta tropical pequena, mas extremamente rica em vitamina C. Ela possui um teor de vitamina C muito elevado, sendo uma das maiores fontes naturais dessa vitamina. A acerola ajuda a fortalecer o sistema imunológico, combater os radicais livres e melhorar a absorção de ferro.


3. Laranja

Além de ser uma fruta rica em vitamina C, a laranja também apresenta flavonoides, betacarotenos e fibras. Ela ajuda a diminuir o colesterol, melhorar a memória e afastar doenças respiratórias. Contribui para a prevenção de gripes e resfriados e diminui a prisão de ventre.


4. Tomate

Rico em vitamina C e licopeno, o tomate é um poderoso antioxidante que auxilia na proteção contra várias doenças. O tomate fortalece a imunidade, promove a saúde cardiovascular e contribui para a saúde da pele.


5. Kiwi

O kiwi é uma fruta deliciosa e nutritiva que contém uma alta quantidade de vitamina C. Além disso, ele também é rico em fibras, o que ajuda na digestão e na saúde intestinal. O kiwi fortalece a imunidade, melhora a absorção de ferro e contribui para a saúde da pele.


6. Melão

O melão é uma fruta refrescante e suculenta que também é uma excelente fonte de vitamina C. Além disso, é rico em antioxidantes e contém uma boa quantidade de água, o que ajuda a manter o corpo hidratado. O melão ajuda a fortalecer o sistema imunológico e contribui para a saúde dos olhos e da pele.


7. Brócolis

Por conter poderosos antioxidantes, como a vitamina C e fitoquímicos, ele ajuda a reduzir o estresse oxidativo no corpo, reduzindo os riscos de doenças crônicas, e fortalece o sistema imunológico. Ademais, por fazer parte dos vegetais com cor verde, ele previne o aumento de colesterol ruim e reduz a absorção de glicose no sangue.


8. Manga

A manga é uma fruta suculenta e saborosa que também contém uma quantidade significativa de vitamina C. Além disso, ela é rica em antioxidantes e fibras, o que promove a saúde digestiva. A manga contribui para a imunidade, melhora a saúde dos olhos e a regeneração celular.


9. Limão

O limão possui propriedades antioxidantes, é rico em vitamina C e é uma boa fonte de potássio, magnésio e fósforo. Ajuda a aumentar a imunidade e diminuir os riscos de doenças cardiovasculares, faz bem para a pele, melhora a digestão e desintoxica o organismo.


10. Couve

Além da vitamina C, a couve é rica em antioxidantes, fibras e outros nutrientes essenciais. Ela auxilia na desintoxicação do organismo, fortalece o sistema imunológico e contribui para a saúde óssea.

 


Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais