Cidadeverde.com

HUT atente quase mil casos de traumas oculares em junho; maior demanda desde 2008

Imprimir

Um levantamento da unidade de estatística do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) apontou que somente no mês de junho deste ano, foram atendidos 990 casos de traumas oculares. O número representa a maior demanda da unidade de saúde desde 2008.

Ainda de acordo com os dados, desse total, 26 foram casos cirúrgicos. O diretor técnico do HUT, Dr. Ítalo Costa, explicou que grande parte dos atendimentos eram  de corpo estranho no globo ocular.

“Provavelmente relacionado à época do São João, onde a gente teve muito atendimento por corpo estranho e também com muitos pacientes com exposição ocupacional, onde eles não fazem o uso adequado dos EPIs e vêm muito por conta também de corpo estranho e acidentes com substâncias química no hospital”, disse.

O diretor técnico fez ainda um alerta para que os trabalhadores usem os equipamentos de proteção individual (EPI) de forma correta.

“Isso a gente faz um reforço para que todos os trabalhadores que trabalham onde envolve muito contato com proximidade com o rosto, com os olhos para fazer o uso adequado dos EPIs porque isso ajuda muito a minimizar os acidentes e consequentemente as sequelas que podem vir”, ressaltou.

O HUT conta com nove oftalmologistas que atendem exclusivamente casos de urgência e emergência como inflamações, traumas, lesões agudas, infecções, acidentes com químicos e corpo estranho no globo ocular.

Já exames para óculos, doenças como catarata, terçol e conjuntivite não são atendidos no Hospital de Urgência de Teresina. Nesses casos, o paciente deve se deslocar até um posto de saúde.

“É feito ou na Unidade Básica de Saúde ou no acompanhamento ambulatorial. O hospital acolhe o paciente e orienta adequadamente para que ele procure esse canais apropriados. Reforçamos que o HUT é o único hospital público do estado que dispõe de emergência oftalmológica 24 horas com oftalmologista presencial”, conclui o médico Ítalo Costa.

 

Rebeca Lima e Idria Portela (TV Cidade Verde) 
[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais