Cidadeverde.com

Fiscais ambientais vistoriam acondicionamento de lixo no Hospital Regional de Picos

Imprimir
  • dentro_7.jpg Paula Monize
  • dentro_4.jpg Paula Monize
  • dentro_3.jpg Paula Monize
  • dentro_51.jpg Paula Monize
  • dentro_1.jpg Paula Monize

Na manhã desta terça-feira (01) fiscais e educadores da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos realizaram uma vistoria no espaço de acondicionamento dos resíduos sólidos do Hospital Regional Justino Luz. A pasta foi acionada através de denúncia realizada pela Secretaria de Serviços Públicos em razão da mistura de lixo hospitalar com lixo comum, este recolhido pelo município.

Após a situação se repetir por duas vezes num intervalo de sete dias, a empresa coletora suspendeu temporiariamente o serviço até que a situação fosse resolvida e não oferecesse risco aos garis.

O secretário de Serviços Públicos, Elesbão Monteiro, destacou que acionou os órgãos municipais competentes (Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Procuradoria)  para que a situação fosse fiscalizada, resolvida e o serviço retomado.

"Essa situação já aconteceu dois sábados seguidos e ligaram para a gente relatando que tinha lixo hospitalar misturado. Os garis se recusaram a recolher  e foi suspensa a coleta. Hoje estamos voltando a pegar o lixo, coleta que é feita de segunda a segunda, porque essa é uma situação que põe em risco a segurança dos coletores que podem se contaminar", frisou.

Secretário Elesbão Monteiro

O educador e analista ambiental, Vilmar Santos Luz, explicou ao Cidadeverde.com/picos que durante a vistoria foi constatado acondicionamento incorreto dos resíduos, onde o lixo hospitalar estava próximo e misturado ao comum. 

"Recebemos ontem a denúncia do lixo infectante que está sendo misturado com o lixo comum. A empresa coletora da Prefeitura ao recolher o lixo verificou o lixo infectante, então estamos aqui para verificar a veracidade do fato. Aqui percebemos que no acondicionamento do lixo, o lixo infectante é muito próximo do lixo comum, isso não é correto porque os garis podem acabar se confundindo, o qual é proibido por lei", ressaltou.

Lixo hospitalar encontrado durante a fiscalização

Vilmar Luz ainda esclareceu que diante do que foi encontrado, a direção do Hospital Regional será notificada e medidas serão adotadas para que a situação não mais se repita.

"Vamos conversar com a direção, pedir que nos mostrem o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, para ver o que ele diz, porque não é interessante que o acondicionamento do lixo seja dessa maneira. Ou o Plano está errado, ou o acondicionamento está em desacordo com o Plano. O Hospital vai ser notificado mais uma vez, talvez aplicar multa diária, multas já foram aplicadas anteriormente e o problema não foi resolvido", concluiu.

Desde 2018, o Hospital Regional de Picos já foi notificado pelo descarte incorreto do lixo hospitalar. Na ocasião, a unidade de saúde foi multada, mas mesmo diante da penalidade, o problema se repete. Informação confirmada pela Secretaria de Meio Ambiente. Nesta segunda-feira (31) o problema ganhou notoriedade com a divulgação de vídeos mostrando o descarte irregular de resíduos.

Nota de esclarecimento

Sobre a situação, a assessoria de comunicação do Hospital Regional enviou uma nota de esclarecimento explicando que o fato isolado está sendo apurado e que os profissionais que atuam no setor estão passando por capacitação. 

O Hospital Regional Justino Luz prontamente estabelece o compromisso de apuração dos fatos e de prestar os devidos esclarecimentos, assim como tomar providências sobre qualquer erro que, porventura, tenha sido de fato cometido.

A Coordenação de Gerenciamento de Resíduos junto com a Vigilância Sanitária está capacitando todos os seus colaboradores para que problemas semelhantes não voltem a acontecer.

O Hospital esclarece que a Coordenação de Resíduos Sólidos esteve em contato o setor de Coleta de Resíduos da Prefeitura de Picos esclarecendo o ocorrido para que, juntos, possam sanar o problema. 

O hospital segue capacitando e orientado os profissionais e  fiscalizando ostensivamente, a fim de garantir a destinação correta desses resíduos.

O Justino Luz ressalta que o ocorrido foi um fato isolado e que as medidas cabíveis para solucionar o problema já foram tomadas. Ressaltando que as imagens colhidas pela emissora nesta terça-feira, 01 de agosto são do acúmulo de lixo por conta da recusa de recolhimento por parte do município.

 

Paula Monize

[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais