Cidadeverde.com

Mobilidade e Esportes lideram propostas no Orçamento Participativo; como votar

Imprimir

Foto: Natalina Alves

O Programa de Orçamento Participativo (OPA) iniciou na última terça-feira (1) a fase de votação popular das obras que serão executadas em Teresina e Parnaíba em 2024. Das 358 propostas aprovadas na primeira fase, sendo 297 na capital e outras 61 na cidade litorânea, a maioria são da área de mobilidade urbana e esportes. 

Para votar, a população piauiense poderá utilizar o aplicativo Colab, o site, WhatsApp ou pontos fixos espalhados nas duas cidades. “Temos vans equipadas com todo o apoio e ponto de internet para ajudar e auxiliar nesse processo de votação”, explica Núbia Lopes, Secretária das Relações Sociais.

Veja aqui o roteiro das vans em Teresina

Veja aqui o roteiro das vans em Parnaíba

Para votar, o cidadão precisa ter pelo menos 16 anos e estar com o CPF regular. “Será um voto por pessoa, então essas pessoas precisam se engajar com a associação e lideranças comunitárias do seu bairro e apontam qual proposta é a mais importante para o seu bairro”, enfatiza a gestora. 

As votações se estendem até o dia 18 de agosto. Após a conclusão dessa etapa, as propostas mais votadas serão incluídas na peça orçamentária elaborada pela Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), que será encaminhada para aprovação na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Foto: Cidadeverde.com

O OPA é uma iniciativa piloto que vai destinar R$ 40 milhões para obras em Teresina e R$ 10 milhões para Parnaíba. A previsão, no entanto, é expandi-lo para os demais municípios, tornando mais eficaz a participação da população na aplicação dos recursos públicos.

“O governador está bem otimista, acho que ele vai estender para outros municípios. Mas vamos aguardar a decisão do nosso governador. Ele apostou muito nesse projeto piloto, que estamos trabalhando fortemente para que estivesse acontecendo”, concluiu Núbia Lopes.

 

Breno Moreno
[email protected]

 

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais