Cidadeverde.com

"Mulheres demoram a perceber que estão em ciclo de violência", alerta secretária

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

A secretária estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, afirmou nesta segunda-feira (07) que as mulheres ainda demoram a perceber que vivem em ciclo de violência. O alerta foi feito durante a ação educativa que marca os 17 anos da Lei Maria da Penha, no Centro de Teresina. 

Para a secretária, ainda é preciso avançar nas denúncias de violência contra a mulher. "Precisamos avançar no número de denúncias. O que vemos é que as mulheres ainda demoram a perceber que estão vivendo num ciclo de violência. A violência física já é o fim do processo, antes se dão os outros tipos de violência e isso a vítima demora a perceber", explicou Zenaide Lustosa

De janeiro a maio de 2023, o poder Judiciário do Piauí deferiu o pedido de medida protetiva de quase 3 mil mulheres vítimas de violência do Piauí. 

Teresina segue como a cidade com o maior número de medidas deferidas. Nos primeiros cinco meses do ano, foram 1.014 medidas na Capital.

"Em Teresina estão concentradas o maior número de denúncias. No interior, a situação é ainda mais difícil. Lá falta desde conhecimento, por parte da vítima e da sociedade, e estrutura para acolher essa vitima", enfatizou a secretária. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Para celebrar o aniversário da Lei Marinha da Penha, a Secretaria das Mulheres realizou na manhã desta segunda-feira (07) uma mobilização na Avenida Frei Serafim, com o objetivo de divulgação o serviço de atendimento a mulher vítima de vivência por meio do WhatsApp. 

A ferramenta "Ei, merma! Não se cale" funciona 24 horas por dia, por meio do WhatsApp, no número 0800 000 1673.

"Ainda temos o desafio da assistência social a essa vítima. Mas na.semanada.passada conquistamos uma vitória neste sentido, quando o governador Rafael Fonteles anunciou o Programa Acolhe, que vai receber mulheres vítimas de violência, por até15 dias, na rede hoteleira do Piauí", relembrou Zenaide Lustosa. 

A secretária lembrou ainda vitória no Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a tese da legítima defesa da honra, que ainda era utilizada para justificar a violência contra a mulher. "Agora os agressores não podem mais culpabilizar a vítima", comemorou a secretária. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Teresina vai ganhar uma Casa da Mulher Brasileira

A secretária das Mulheres,  Zenaide Lustosa, antecipou que a obra da Casada Mulher Brasileira, de Ter sina, já está em ritmo avançado.

"Em breve vamos inaugurar essa unidade vai atender mulheres em situação de violência doméstica. No espaço as vítimas terão acesso a procuradoria, promotoria, delegacia, abrigamento e atendimento psicossocial", antecipou a secretária.

A obra está orçada em mais de R$ 5 milhões

 

 

Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais