Cidadeverde.com

Urbanista Washington Fajardo dará palestra sobre revitalização do Centro de Teresina

Imprimir

A ocupação e o reaproveitamento de espaços vazios nos centros comerciais urbanos são temas que estão despertando a atenção do mundo inteiro. 

A discussão também chegou a Teresina e o movimento lojista dá a sua contribuição ao debate, trazendo à nossa cidade o arquiteto e urbanista Washington Fajardo, que tem larga experiência em planejamento.

Foto divulgação 

A convite da Câmara dos Dirigentes Lojistas e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, Fajardo irá proferir uma palestra na próxima terça-feira, 15 de agosto, às 8h30, na sede da CDL, sobre “Áreas Centrais Brasileiras – Desafios e Oportunidades”. 

Como este é um assunto que envolve diferentes setores da sociedade, várias entidades e associações também farão parte desse encontro, a fim de buscar alternativas e soluções para a revitalização do centro de Teresina, a exemplo do que já vem acontecendo em outras cidades brasileiras, como São Paulo, Recife e Belo Horizonte.

O urbanista Washington Fajardo defende um novo projeto de cidade, por meio da harmonia duradoura entre pessoas, lugares, natureza e o simbólico, o que ele chama de urbanismo holístico. 

Conhecimento na área ele tem de sobra. Fajardo já foi Presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, Assessor Especial para Urbanismo durante a entrega dos Jogos Olímpicos e recentemente esteve à frente do Instituto Pereira Passos e da Secretaria de Planejamento Urbano. Foi também responsável pela criação e implementação do programa Reviver Centro de reabilitação residencial da área central do Rio. 

E para reforçar a cultura e a identidade do centro de Teresina, o movimento lojista irá servir uma “merenda” com produtos típicos dessa área: o tradicional suco do Sr. Abraão, o pão de queijo do Seu Cornélio, caldo de cana e pastel da KI-Kana, além de bolo frito do Mafuá. 

O Presidente da FCDL , Sávio Normando, explica que o cardápio escolhido é uma forma de resgatar a memória afetiva do teresinense com sabores característicos do centro da capital piauiense.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais