Cidadeverde.com

Sindicato pede interdição em presídio após mortes

O Sindicato dos Policiais Civis e Penitenciários vai solicitar a interdição da Casa de Custódia José Ribamar Leite, localizada na zona Sul. O sindicato alega que a superlotação do presídio (que abriga atualmente cerca de 740 presos, 500 presos acima de sua capacidade normal) e a falta de estrutura do prédio põem em risco a vida dos agentes, dos visitantes e dos detentos. O pedido será feito aos juízes da vara de execuções penais.

Na madrugada de hoje, um detento foi assassinado dentro da Casa de Custódia com barra de ferro retirado da grade das celas. O preso foi espancado até a morte.

Segundo o sindicato, as condições precárias têm dificultado a vistoria diária dos agentes, que não conseguem evitar que os presos arranquem ferros das grades e façam armas improvisadas. Uma delas foi o estilete que matou na madrugada de ontem o detento José Raimundo Fortunato de Brito Filho, 21 anos, dentro da cela 19 do Pavilhão F. Ele teria brigado com outro preso, que ainda não foi identificado.

“À noite, é completamente escuro o local, impedindo que os agentes façam vistoria. Não há sequer uma lanterna disponível. Além do mais, as celas estão todas com presos acima de sua capacidade. Nas celas individuais, há oito, nove, dez presos. Nas coletivas, que deveriam abrigar apenas cinco presos, estão com 16, 17 pessoas. Lá não tem a mínima condição de receber mais nenhum preso. É uma situação estarrecedora”, comenta o presidente do SINPOLJUJSPI, Jacinto Teles.

De acordo com o SINPOLJUSPI, mortes dentro da Casa de Custódia são freqüentes entre os detentos. Nos últimos seis meses, foram assassinados os presidiários “Salin” e “Jarrão”. “Por conta dessa situação, os agentes penitenciários trabalham sob estresse alarmante, temendo por suas vidas e até mesmo dos presos”, ressalta. A Casa de Custódia foi considerada no ano passado um dos piores presídios do Brasil pela CPI do Sistema Carcerário, da Câmara dos Deputados.
 
Da Redação
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: