Cidadeverde.com

FestLuso leva espetáculos de Portugal e Olinda para escolas públicas em Teresina

Imprimir

Foto: Ascom

Estudantes da rede municipal de Teresina terão oportunidade de assistir espetáculos no FestLuso (Festival de Teatro Lusófono) sem precisar sair da escola. A proposta é levar apresentações aos colégios para que o aluno assista e interaja com os atores e produtores. O projeto é em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Teresina, Semec.   

O FestLuso Teresina será de 21 a 27 de agosto em Teresina, Piauí. As apresentações serão realizadas no Theatro 4 de Setembro, Sesc Cajuína, no Memorial Esperança Garcia, Parque da Cidadania e Clube dos Diários. Este ano, a conexão será também com Parnaíba levando espetáculo para o Museu do Mar. E de 18 a 20 de agosto, pela primeira vez o festival sai da região Nordeste, onde já teve módulos em São Luís e em Salvador, e chega na capital federal com o Módulo Circulante Brasília. 

Nove escolas vão receber espetáculos de bonecos, entre os dias 21 e 26 de agosto, com as peças “A Cruz de Rufino”, do grupo Saaraci Coletivo Teatro, de Portugal, e o espetáculo “A flor do Mamulengo” do grupo Mamulengo Água de Cacimba, de Olinda, Pernambuco.  
Veja as escolas que terão apresentação:  CMEI Jesus Diocesano, no Parque Piauí; CMEI Dom Miguel - loteamento Judithe Nunes; CMEI Prof. Júlio César – no bairro Santa Lia; CMEI Joel Mendes - Centro de Teresina; CMEI Francisca Marques – no bairro São João; CMEI Natureza - Parque Ambiental Risoleta Neves; CMEI Clarice Lispector - Frei Damião, Gurupi; CMEI Ramses Bahury – no Bom princípio e CMEI Zélia Gattai Amado – no bairro Alvorada.

Francisco Pellé, curador do FestLuso, destaca que a ação é realizada há anos e é voltada para a formação de novos espectadores com público infanto-juvenil. “É uma ação que faz parte do processo formativo dos nossos espectadores futuros, de conhecer o teatro. Estamos levando espetáculos para a rede infantil da prefeitura de Teresina em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e nas escolas de tempo integral. Precisamos ocupar essas crianças para dar a elas conhecer e o saber das artes e da cultura piauiense”, destacou Pellé. 

As peças são para todas as idades. Dentro da programação foram incluídas apresentações no Parque da Cidadania, de 25 a 27 de agosto, com teatro de bonecos, a partir das 17h30 em homenagem ao mestre bonequeiro Afonso Miguel, um dos homenageados desta 13ª edição do evento.

Para os vários espetáculos teatrais da programação este ano, a entrada é gratuita, sendo necessário apenas um quilo de alimento não perecível a ser doado ao Programa Mesa Brasil Sesc. O FestLuso Teresina 2023 tem realização do Grupo Harém de Teatro. Patrocínio: Equatorial Piauí, por meio da SIEC; Secretaria de Estado da Cultura do Piauí – SECULT e Governo do Estado do Piauí. Apoio: SESC – PI. Produção: Navilouca Produções.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais