Cidadeverde.com

Apagão afeta cidades em pelo menos 23 estados brasileiros

Imprimir

Foto: Arquivo Cidadeverde.com 

Atualizada às 12h 

Um apagão nacional deixou várias cidades sem energia na manhã desta terça-feira (15). Foram confirmadas ocorrências de falta de energia em, pelo menos, 23 estados de todas as regiões do país, além do Distrito Federal. São eles: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

A Amazonas Energia informou que, às 07h32, ocorreu um blecaute no sistema, afetando as cidades de Manaus, Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara.

No Rio Grande do Sul, o Grupo Equatorial Energia afirmou que houve perda "no suprimento de energia" devido ao Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC).

A circulação do metrô em São Paulo, Belo Horizonte e Salvador foi afetada. 

O Ministério de Minas e Energia informou que uma ocorrência na rede de operação de estados do Norte e do Nordeste interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga do Sistema Interligado Nacional. A queda nos estados das outras regiões se dá pelo Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), procedimento que acontece de forma automática para proteger o sistema elétrico de danos maiores. Até as 9h16, 6 mil MW já haviam sido recompostos.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de retomada. Ele também determinou a apuração das causas do incidente.

As empresas de energia estão restabelecendo a alimentação gradativamente após autorização do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

 

Fonte: SBT News 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais