Cidadeverde.com

Escola indígena será implantada no bairro Bela Vista em Teresina

Imprimir

Foto: Ascom/Seduc

Equipes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estiveram na segunda-feira (14), em visita técnica à Unidade Escolar João Emílio Falcão, localizada no bairro Planalto Bela Vista, para avaliar a implantação de uma escola indígena no local.

Gestores e técnicos da Superintendência de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (Suetpeja), da Superintendência de Gestão da Educação Básica e Ensino Superior (Sueged) e da Unidade de Gestão da Rede Física (Ugerf) foram mapear as demandas mais urgentes e básicas para a realização da aula inaugural do projeto de alfabetização, que está prevista para o dia 30 de agosto, conforme explica o superintendente da Suetpeja, Paulo Henrique Pinheiro.

“Na Escola João Emílio Falcão será instalada uma escola indígena. A estrutura é adequada para atender às comunidades indígenas da região do Entre Rios, das etnias Guajajara e Warao, etnias que estão com domicílio em Teresina. A expectativa é oferecer o ensino, em uma primeira etapa, com o projeto de alfabetização trilíngue para refugiados da etnia Warao, nativos venezuelanos”, detalha o superintendente.

O espaço contempla oito salas de aula, refeitório, ginásio coberto, biblioteca e laboratório de informática e ciências. “A estrutura será adequada para funcionamento da escola indígena. Entre outras estruturas, serão melhoradas as instalações elétricas, laboratórios, refeitório, além da limpeza da área externa, tudo com previsão de entrega para o final de agosto”, informa Kátia Lemos, diretora da Ugerf.

De acordo com o secretário da Educação, Washington Bandeira, a abertura atende a uma demanda da comunidade na oferta da educação básica.  “Iniciamos o processo de implantação da escola indígena por reconhecer a importância de proporcionar um ambiente inclusivo e que priorize a valorização das tradições culturais indígenas. No local, serão adotadas metodologias específicas, adequadas aos seus costumes, e que associe novos conhecimentos relevantes para essa comunidade”, disse o secretário.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais