Cidadeverde.com

Aeroporto de Teresina faz alerta para os riscos de queimadas nas proximidades

Imprimir

Foto: Ascom

A temporada mais quente do ano em Teresina está chegando e com isso a baixa umidade e a vegetação seca acabam sendo o cenário perfeito para o alastramento de incêndios. Dados divulgados pelo Programa Queimadas (BDQueimadas), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostram que somente em julho, quase 500 focos de queimadas foram registrados no Piauí. Para a aviação, os danos podem ser graves, sobretudo em momentos delicados das operações – pouso e decolagem.

Em razão disso, a CCR Aeroportos, concessionária que administra o Aeroporto de Teresina (THE), fez um alerta, principalmente, para quem vive nas proximidades do sítio aeroportuário.

“É de extrema importância que a população tenha consciência dos danos que as queimadas podem causar, não somente para o meio ambiente, mas também para o tráfego aéreo. Ações como essas podem impossibilitar as operações do aeroporto e até mesmo provocar situações emergenciais, visto que, diminuem a visão das aeronaves. Alertar sobre esse assunto é fundamental para que todos tenham ciência das consequências e evitem a prática, especialmente nas proximidades do aeroporto”, alertou Ingrid Mimoso, gerente do Aeroporto de Teresina.
 
A cortina de fumaça gerada pelas queimadas de grandes proporções reduz a visibilidade dos pilotos, dificultando ou até impedido as operações aeroportuárias, gerando situações emergenciais. Os animais que fogem do fogo podem adentrar no aeroporto ou os animais acabam morrendo e atraem urubus, podendo ocasionar colisão contra as aeronaves, colocando em risco a vida de todos a bordo e da comunidade. Por isso, a CCR orientou que a população não faça queimadas de lixo ou de plantações nas proximidades do aeroporto.

“Precisamos alertar a população sobre as consequências e incentivar a adoção de práticas seguras e responsáveis. Nós, como autoridades da aviação, estamos empenhados em garantir a segurança de todos os envolvidos nas operações aéreas, bem como em preservar o meio ambiente. Contamos com a colaboração de todos para que possamos evitar incidentes e prejuízos causados pelas queimadas", reforçou a gerente.

Conforme o Código Penal, Art. 261, praticar qualquer ato que possa impedir ou dificultar a navegação aérea ou expor a perigo aeronaves são crimes, com pena de dois a cinco anos de prisão. 
 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais