Cidadeverde.com

Como ter um vídeo de qualidade usando o HitPaw (tutorial completo)

Imprimir

 Foto de Djaouhar Zine Elabidine Ouali por Unsplash 

Com a popularização das inteligências artificiais, ferramentas que melhoram a qualidade de trabalhos humanos não estão em falta, mas você conhece alguma que aprimore a qualidade de vídeos?

Passados são os tempos em que, para produzirmos conteúdo audiovisual, precisávamos de câmeras caras e diversos apetrechos associados. Com a popularização do video enhancer online, é possível gravar imagens com dispositivos móveis e obter a qualidade desejada, diminuindo alguns custos.

Isso é especialmente interessante quando consideramos que os vídeos profissionais são apenas uma parcela pequena daqueles produzidos todos os dias. Para a maioria das pessoas, o objetivo é capturar momentos para a posteridade, seja de viagens e eventos importantes ou mesmo do dia a dia.

Independentemente do seu motivo para gravar vídeos, ferramentas que melhoram a qualidade das imagens são sempre bem-vindas. Pensando nisso, hoje nós vamos falar sobre um dos softwares mais indicados para a tarefa, ensinando usuários sem experiência como utilizá-lo de maneira simples!

O que é o HitPaw?

O HitPaw é um software para computadores compatível com os sistemas operacionais Windows e MacOS. Entre outras coisas, ele tem como objetivo aprimorar vídeo online. Embora seja um programa pago, usuários podem baixá-lo gratuitamente, a fim de conferir as ferramentas disponibilizadas.

Dentre as funcionalidades do HitPaw, podemos destacar o redimensionamento de vídeos sem que exista perda de qualidade, redução de ruído (aqueles elementos "granulados" de um vídeo, consequência de baixa resolução) e a possibilidade de colorir vídeos originalmente em preto e branco.

Além disso, o programa tem ferramentas específicas para reparação tanto de rostos humanos, quanto de animações. Essa distinção permite que usuários melhorem a qualidade não somente dos vídeos gravados por eles, mas também de episódios de animes, por exemplo, o que mostra sua flexibilidade.

Como ter um vídeo de qualidade com o HitPaw em 4 passos

Agora que já explicamos o que é o HitPaw, chegou a hora de explicarmos como você pode utilizá-lo para melhorar a qualidade de um vídeo. Esse tutorial tem apenas 4 passos e, para executá-los, tudo o que você precisa é de um computador com acesso à internet e o vídeo original em mãos. 

1 – Tenha acesso ao vídeo original

Antes de você começar a melhorar resolução de vídeo, é necessário que tenha o arquivo original. Não é preciso que o vídeo esteja no computador, desde que o dispositivo onde ele foi salvo esteja conectado através de um cabo USB. Caso o arquivo esteja salvo na nuvem, você precisará baixá-lo. 

Como mencionado antes, o HitPaw melhora a qualidade de vídeos, os quais podem estar nos formatos MP4, MKV, MOV, M4V e AVI. Caso o formato original do vídeo não seja compatível, será necessário realizar uma conversão. Não se preocupe: essa tarefa é fácil e pode ser executada totalmente online.

2 – Faça o download e a instalação do HitPaw

O próximo passo para melhorar a qualidade de um vídeo com o HitPaw é o download e a instalação do programa. Nesta etapa, você deverá estar atento ao sistema operacional do seu computador, já que existem duas versões do programa diferentes no site oficial do HitPaw. Baixe a que for compatível!

Para instalar o software, basta clicar no arquivo .exe que foi baixado e seguir as instruções que aparecem na janela. O tempo de instalação depende da velocidade do seu computador, mas, em geral, não demora mais do que alguns minutos. Um atalho do HitPaw será criado na área de trabalho.

3 – Confira as configurações de exportação

Ao abrir o HitPaw, você deverá clicar no botão “escolher arquivo” e encontrar o vídeo original que deseja melhorar. Na coluna da direita, você pode optar entre melhorar a qualidade de maneira rápida ou não, o que afeta o tempo geral do processo. Em qualquer caso, o resultado final não deixa a desejar.

Em seguida, existe a opção de formato de exportação, taxa de bits e resolução. Neste último item, as opções disponíveis são 720p, 1080p e 4K. Além disso, você pode escolher melhorar o vídeo de acordo com a resolução original, através das opções 100%, 200% e 400%. Naturalmente, resultados diferem.

4 – Aguarde a finalização do processo

Para finalizar, você deverá clicar no botão “exportar”. O HitPaw imediatamente começará a conversão, o que pode levar alguns minutos (ou mesmo horas, caso o arquivo seja muito grande). Neste ponto, você não deve fechar a janela do programa, do contrário o processo será interrompido sem sucesso.

Caso precise desligar o computador, clique no botão “pausar tudo”, no canto inferior direito da janela. Isso fará com que o processo seja interrompido momentaneamente, sem que o projeto se perca. Quando puder retornar, basta escolher a opção “iniciar tudo” e a melhoria continua de onde parou.

Viu como é fácil? Ao contrário do que pode parecer inicialmente, o HitPaw é um programa com ferramentas complexas, mas uso prático e intuitivo. Ao usar as funcionalidades dele pela primeira vez e observar os resultados finais das imagens, nós temos certeza de que não vai se arrepender!

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais