Cidadeverde.com

Governo discute políticas públicas para elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) vai realizar seminários como objetivo de ouvir demandas da população, e assim elaborar o Plano Estadual da Primeira Infância, que deve nortear as ações do estado para os próximos anos.

O III Seminário Descentralizado da Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (Suas) acontece na quinta-feira (24) e sexta-feira (25) em Teresina. Entre os assuntos discutidos estão a segurança alimentar, saúde e assistência social.

A superintendente da Assistência Social, Janaína Mapurunga, afirmou que o documento que será elaborado irá ajudar a nortear as ações que o governo do estado irá realizar na área da primeira infância.

“O grande objetivo dos dois seminários realizados no Piauí é acompanhar as demandas sobre a área da primeira infância. A Sasc é uma das secretarias envolvidas no PAC, e a Regina Sousa entendeu que era importante ouvir a população e ouvir as demandas, e temos esse documento norteador para o governo do estado para que nos próximos anos atender as demandas locais”, explicou.

Ela destacou que é importante ainda analisar e discutir os problemas que são diferentes em cada região. “Temos dois territórios cada qual com uma realidade local, algumas têm dificuldade e é importante destacar, por isso é uma escuta de estar mais próximo na cidade. Temos um eixo da formação do programa criança feliz, amanhã vamos estar com vários palestrantes que vem do ministério da Saúde e da Assistência Social, para trabalhar conosco”, afirmou.

O primeiro dia será focado na elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância, com contribuições dos municípios, debates, subgrupos de trabalhos e apresentação das discussões. O segundo dia do seminário será para treinamentos específicos, com uma oficina para visitadores do Criança Feliz e outra sobre o Registro Civil de Nascimento e acesso à justiça.

Em dezembro o plano deve ser concluído com as políticas públicas para a primeira infância. Quarenta e dois municípios participarão do seminário, que contemplará os territórios Entre Rios e Planície Litorânea.


Bárbara Rodrigues e Gorete Santos
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais