Cidadeverde.com

Governo apresenta ferramenta para monitorar metas e obras públicas em tempo real

Imprimir

Fotos: Gabriel Paulino 

O governador Rafael Fonteles apresentou nesta segunda-feira (28), no auditório da Secretaria de Cultura, para a equipe de secretários de Estado, presidentes de autarquias e gestores do primeiro escalão, o novo modelo de governança que vai facilitar o monitoramento das metas do Governo do Estado. O modelo permitirá a visualização em tempo real, em forma de painéis gráficos, de todas as ações, obras e políticas públicas que estão sendo realizadas.

O sistema, feito por meio dashboard (painel personalizado para exibição de informações), poderá ser usado pelo governador e pelos secretários, em seus dispositivos móveis. Assim, tanto Rafael Fonteles como cada gestor poderão acompanhar as ações governamentais de cada órgão pelo celular. “O monitoramento e o automonitoramento são importantes para que a gente realmente entregue o que nos comprometemos e o que melhora a vida do povo, com gestão séria, profissionalizada, bem planejada e bem executada”, disse o governador.

O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, que apresentou o programa junto com o governador, destacou que o sistema permite ao governador e a cada um dos secretários acompanhar as obras e ações relacionadas ao plano de governo em todas as áreas como educação, saúde e segurança pública. “Não são necessariamente [apenas] as obras, mas que tem a ver com questão de indicadores e com a melhoria direta da vida das pessoas”, afirmou o gestor.

Os secretários serão capacitados para usar o sistema e alimentá-lo com informações de seus órgãos. O treinamento será feito nas próximas semanas pela equipe da Falconi Consultoria, empresa de Minas Gerais responsável pelo programa. Thiago Mascarenhas, sócio da Falconi Consultoria e especialista em governança e que fez parte da apresentação, destacou que esse modelo desenvolvido para o Piauí é inédito no Brasil. “Nós criamos um sistema que permite visualizar as ações de todas as secretarias, o que facilita o monitoramento pelo governador”, afirmou.

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais