Cidadeverde.com

Adapi faz alerta sobre o transporte clandestino de animais e alimentos sem inspeção

Imprimir

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) fez um alerta sobre o transporte clandestino de animais e alimentos para consumo sem qualquer tipo de inspeção ou certificação. No último dia 24 de agosto foi apreendida mais de uma tonelada em animais marinhos e 600 kg de bananas, todos os produtos precisaram ser destruídos.

Uma carga de animais com estrelas-do-mar, camarões, lagostas, caranguejos, polvos e peixes foi encontrada em Parnaíba quando estava sendo transportada ainda viva em um caminhão sem refrigeração.

Segundo Gerlan Vieira, gerente de inspeção animal, não se pode transportar animais para consumo de locais onde não ocorreram a devida inspeção e sem a devida certificação.

“Nessa apreensão foram aprendidas toneladas de pescado impróprio, estavam mal condicionados, o transporte não estava sendo feito sob refrigeração, além da ausência e documento fiscal e sem documento de origem, ou seja, era um produto produzido e estava sendo comercializado de forma clandestina. Hoje não se pode fazer a produção e nem comercialização de produtos que não tenham passado por inspeção”, explicou.

Foto: Divulgação PRF-PI

Ele disse que devido a essa situação, toda a carga foi destruída. “O que foi apreendido lá não tinha condição de ser aproveitado, então o destino certo era a destruição. A penalidade vai para o transportador, mas consequentemente fazemos a visita ao estabelecimento quando detectado de onde saiu”, destacou.

No mesmo dia uma carga com 600 kg de banana foi encontrada sem documentação na divisa do Piauí com o Ceará e também teve que ser destruída, já que o produto não tinha passado por inspeção e poderia conter alguma praga.

“Sem a documentação não se tem a garantia que não tem praga, que seja perigoso aos bananais, e constatando isso a carga foi levada ao aterro e incinerada”, disse Paulo Segundo, coordenador de defesa vegetal.


Bárbara Rodrigues e Gorete Santos
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais