Cidadeverde.com

Hemopi identifica sangue raro em paciente indígena internada no Piauí

Imprimir

Foto: Ascom / Hemopi

Uma mulher indígena, natural do Maranhão, possui um fenótipo sanguíneo raro, o Anti-Dib. A descoberta foi realizada pelo Laboratório de Imuno-hematologia do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi). Essa foi a primeira vez que esse tipo sanguíneo foi catalogado no Piauí.

Além da paciente, que está internada em hospital da rede particular de Teresina, em dois de seus irmão, também, foi detectado o mesmo antígeno. O sangue dos irmão foi analisado em busca de um doador compatível para a paciente.

O anticorpo Anti-Dib é raríssimo e é mais prevalente em países como China, Japão ou nas populações indígenas sul americanas.

A chance de encontrar um doador compatível é de 1 % na população geral. “Realizamos esforços para encontrar doadores e tivemos sucesso de encontrar na família da paciente, dois doadores compatíveis. A família reside em comunidades indígenas localizadas no interior do Estado do Maranhão’”, explica Pedro Afonso Sousa, supervisor do laboratório de Imuno-Hematologia do Paciente do Hemopi.

O supervisor do Laboratório do Hemopi explica que a agência transfusional de Barra do Corda, coordenada pelo Hemomar, coletou as amostras dos irmãos da paciente e os testes feitos pelo Hemopi confirmaram a compatibilidade.

O irmão mais velho, por já ter 68 anos e algumas comorbidades, não pode fazer a doação. Coube então, a outra irmã, de 55 anos, realizar a coleta que salvou a vida da paciente. A doação de sangue foi feita no Hemopi, em Teresina, com apoio da Casa de Saúde do Indígena (CASAI) e Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI/MA).

Segundo a Sociedade Internacional de Transfusão Sanguínea (ISBT) existem, atualmente, 44 sistemas que descrevem mais de 354 antígenos diferentes e esse número não é definitivo. Entre os antígenos já conhecidos, alguns são extremamente raros, como o Anti-Dib encontrado na paciente internada no Piauí.

O antígeno Dia original é muito raro em pessoas de ascendência europeia ou africana, mas tem uma prevalência de 5% em pessoas de ascendência asiática e uma prevalência ainda maior nos povos originários da América do Norte e do Sul, chegando a 54% entre os indígenas Kainganges do Brasil.

Já o Antígeno Dib, está presente na maioria da população. “O sangue da paciente é raríssimo, porque além dela não possuir o antígeno Dib, ela desenvolveu um anticorpo contra ele, o Anti-Dib.

Apenas 1% da população indígena de origem sul americana tem o sangue igual ao dela”. De acordo com Pedro Afonso Sousa, no Brasil apenas 10 doadores são compatíveis com essa paciente, sendo dois localizados na região Nordeste, sete na região sudeste e um na região sul do Brasil.

O Laboratório de Imuno-Hematologia foi criado em 2011 e possui atualmente cerca de cinco mil cadastros entre doadores e receptores.

A pesquisa de doadores raros ainda é uma prática pouca realizada no País. O HEMOPI é um dos hemocentros que possui esse serviço de fenotipagem. “O nosso objetivo é encontrar essas raridades e garantir a segurança transfusional. É um trabalho minucioso que ajuda a salvar pacientes dentro e fora do Estado", explica Pedro Afonso.

Na mesma semana em que o laboratório de Imuno-Hematologia identificou o sangue raro da paciente indígena e de seus familiares, outro doador, desta vez da cidade de Uruçuí veio fazer a doação no Hemopi para salvar a vida de um paciente hospitalizado no estado de São Paulo. “O doador tem um anticorpo raro conhecido como Anti –k (Cellano) com incidência de 0,2% na população caucasiana. O Hemopi atendeu prontamente o pedido e o doador veio de Uruçuí para fazer a doação em Teresina. E em breve, o Hemopi deve encaminhar a bolsa a Fundação Pró-Sangue para que a paciente receba a transfusão”, esclarece o supervisor.

 

Fonte: Hemopi

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais