Cidadeverde.com

Ministro vem ao Piauí anunciar retomada de 170 obras da Educação no estado

Imprimir

Foto: Divulgação/CCom-PI

O ministro da Educação, Camilo Santana, vem ao Piauí na próxima segunda-feira (11) para participar da solenidade de adesão do estado ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e do Programa Escola em Tempo Integral.  

Além da presença do governador Rafael Fonteles (PT) e do secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, a solenidade contará com a presença de prefeitos, secretários municipais de Educação, estudantes, professores e outros profissionais da Rede Pública Estadual de Ensino participarão do evento.

O Piauí possui um total de 170 obras inacabadas e paralisadas. A estimativa é que a conclusão desse conjunto de construções em sua somem 41 unidades de educação infantil ao estado, entre creches e pré-escolas, além de quatro obras de ampliação, 52 escolas de ensino fundamental e 73 novas quadras esportivas ou cobertura. Ao todo, serão 100 municípios beneficiados

As políticas integram do pacote de reconstrução da educação brasileira e estão atreladas ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê investimentos na ordem de R$ 17,8 bilhões para execução de obras nos 224 municípios piauienses

“O Governo do Piauí e a Secretaria de Estado da Educação estão totalmente alinhados às metas do Governo Federal e do Ministério da Educação. O Piauí já aderiu a todos os programas nacionais e a vinda do Ministro Camilo Santana é a consolidação desta parceria, que tem como objetivo maior a aprendizagem dos nossos estudantes”, afirma Washington Bandeira.

Pacto pela Educação

Em conformidade com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Coordenadoria Estadual do Pacto pelas Crianças do Piauí desenvolveram o Pacto pela Educação, para o fortalecimento de ações conjuntas voltadas à melhoria dos indicadores educacionais entre Estado e municípios.

Ser Integral faz Diferença

Ser Integral faz Diferença, programa de universalização das escolas de Tempo Integral, promoverá a expansão das escolas de Tempo Integral com o objetivo de ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola, proporcionando melhores condições de aprimorar o ensino e a aprendizagem.

O Governador Rafael Fonteles anunciou a universalização do ensino médio de Tempo Integral na Rede Estadual de Ensino, que já passa a contar com 200 escolas de Tempo Integral em 2023.

A expansão alcançará as 502 escolas da Rede Pública Estadual que ofertam Ensino Médio e terão o seu horário ampliado, passando a funcionar em Tempo Integral com Ensino Profissional, Técnico e Tecnológico até 2025. Formalização da adesão ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e Programa Escola em Tempo Integral


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais