Cidadeverde.com

Sesapi prepara programação para o Dia Estadual de Combate à Hanseníase

Imprimir

Foto: Ascom/Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Supervisão de Hanseníase, realiza programação alusiva ao Dia Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate à Hanseníase no Piauí, comemorado na próxima terça-feira, dia 12. Em 2022, o Piauí registrou preliminarmente 683 novos casos de hanseníase, uma doença infecciosa que atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos.

Neste dia, haverá uma roda de conversa sobre “Hanseníase, saúde em todos os cantos”, das 8h às 12h, na UBS do bairro Santa Bárbara, zona leste de Teresina.

Na quarta-feira, dia 13, às 8h30, no Pátio da Sesapi, será realizado um Café com Diálogo da Secretaria de Estado da Saúde com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan). Durante o café, haverá o lançamento do informe epidemiológico da hanseníase da Sesapi e Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (Ciaten).

Na programação, consta ainda um encontro no dia 15, no auditório do Edifício Paulo VI, das 8h às 12, que tratará sobre o tema “Hanseníase: conhecer para não discriminar”.

Dia 27, acontece um treinamento em avaliação de contatos de hanseníase, no Centro Maria Imaculada, bairro Real Copagre, às 8h, e encerra no dia 29, com uma roda de conversa, na Uespi, às 9h40.

A supervisora de Hanseníase na Sesapi, Eliracema Alves, explica que todo movimento realizado é importante para combater a estigmatização da doença. “Não podemos perder nenhuma oportunidade de educar sobre a doença, mostrando que ela existe, provoca problemas graves pelo diagnóstico tardio, mas tem cura”, afirma.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais