Cidadeverde.com

Jornalistas fazem ato contra fim do diploma

Após a decisão do Superior Tribunal Federal (STF) de cassar a obrigatoriedade do diploma de jornalismo, alguns profissionais, professores e estudantes de cinco Estados realizaram protesto nesta segunda (22). Em Teresina, de acordo com Luis Carlos Oliveira, presidente do Sindicato dos Jornalistas, houve a participação de aproximadamente 200 pessoas na manifestação. O protesto aconteceu também em Caxias do Sul, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.
 
Fotos: Roberto Denez
 
Após a caminhada pela avenida Frei Serafim, houve uma audiência pública na Assembléia Legislativa. "A instituição vai apresentar uma monção de apoio aos jornalistas, condenando a decisão do STF. No dia 17 de julho haverá reunião em São Paulo com representantes de todos os sindicatos do Brasil, onde vamos discutir o que fazer daqui em diante", informa Luis Carlos.
 
A Federação Nacional de Jornalistas tem uma proposta de regulamentação da profissão que está sendo estudada e deve ir para o congresso. "Nós vamos defender que seja atualizada a regulamentada a situação dos profissinais", diz o presidente do sindicato.
 

 A estudante de jornalismo da Universidade Estadual do Piauí e membro do coletivo-Piauí da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação, Larissa Andrade, acha que a manifestação foi tardia. Para ela, a formação que estamos recebendo dentro das universidades é uma discussão que se sobrepõe à obrigatoriedade do diploma. "Acho bastante válidas as manifestações, acredito no poder dos estudantes, mas me questiono porque isso só aconteceu agora. Fico me perguntando se os estudantes de comunicação discutirão currículo e qualidade de formação", questiona Larissa.
 
A estudante de jornalismo da Faculdade Santo Agostinho, Haveline Monteiro, participou da manifestação e acredita que o ato tenha sido válido. "Mais importante foi a iniciativa de não se calar sobre uma imposição feita pela elite do nosso judiciario, que no meu ver está ficando defasado e ultrapassado quando o assunto é valorização da democracia e principalmente da imprensa", afirmou
 

 
Nayara Felizardo
(Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: