Cidadeverde.com

Governador entrega veículos para ações voltadas às pessoas com deficiência

Imprimir
  • 5.jpg CCOM
  • 4.jpg CCOM
  • 3.jpg CCOM
  • 2.jpg CCOM
  • 1.jpg CCOM

O governador Rafael Fonteles entregou, nesta segunda-feira (11), sete veículos a instituições que trabalham no fortalecimento das ações voltadas às necessidades das pessoas com deficiência e seus familiares. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou da entrega dos transportes.

Foram entregues quatro vans adaptadas (modelo Renault Master L2H2), no valor total de R$ 1.120.102,60, adquiridas pela Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), por meio do projeto Mobilidade Sem Barreiras. Os veículos foram direcionados à Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz, de Teresina; ao Centro Especializado em Reabilitação (CER II), do município de São João do Piauí; ao Projeto Água e Cidadania e Ensino (Pace), do município de Curimatá; e à Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Castelo do Piauí.

Na ocasião, foram entregues, ainda, mais três veículos (modelo Fiat Mobi), no valor total de R$ 209.520,00, adquiridos por meio do projeto Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência no Piauí (Comudes) no Piauí. Esses foram destinados aos Comudes dos municípios de São João do Piauí, Picos e São Raimundo Nonato, com o objetivo de fortalecer o trabalho dos conselheiros, garantindo uma melhor atuação no controle social de cada município em favor das pessoas com deficiência.

Os recursos para aquisição dos carros são oriundos de emenda parlamentar da ex-deputada federal Rejane Dias e tem o apoio do Governo do Estado.

Segundo Rafael Fonteles, a meta de sua gestão é tornar o Piauí cada vez mais referência no atendimento às pessoas com deficiência em várias áreas. “Incluir a todos é uma das nossas prioridades e afirmamos isso desde antes de iniciarmos a nossa gestão. Queremos o Piauí cada vez mais inclusivo e com mais políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, de forma que todos tenham os seus direitos básicos respeitados”, disse o gestor.

De acordo com o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o grande objetivo com a entrega dos veículos é eliminar barreiras no acesso à educação, saúde e lazer por parte das pessoas com deficiência. O gestor reforçou, ainda, a expansão do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) para os municípios de Picos e São Raimundo Nonato. “A expansão e interiorização do Ceir significa levar melhor qualidade de vida a cada vez mais pessoas com deficiência. Já temos recursos garantidos para a construção desses dois equipamentos importantes”, frisou o secretário.

A Fazenda da Paz, organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 1994, foi uma das beneficiadas com a entrega de uma van adaptada. Segundo o fundador e coordenador-geral da organização, Célio Luiz Barbosa, a casa realizava atendimentos e transportes via carros pequenos. Agora, com o novo veículo, os serviços prestados serão ainda melhor desenvolvidos. “Iremos proporcionar mais qualidade de vida e de atendimento a todos, além de oferecer mais conforto em nossos transportes. Assim, poderemos cuidar melhor das pessoas com deficiência da nossa casa”, destacou o coordenador.

 

Viver sem Limite II

Após a entrega dos veículos para fortalecimento de ações voltadas às pessoas com deficiência, o ministro Wellington Dias anunciou que, em breve, será apresentado ao presidente Lula o programa Viver sem Limite II. Doze anos após o lançamento de sua primeira versão, o programa irá retornar com o objetivo de promover os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais das pessoas com deficiência e de suas famílias por intermédio do enfrentamento às barreiras que as impedem de exercer a plena cidadania.

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais