Cidadeverde.com

Secretaria vai atuar junto a agricultores e pecuaristas no combate a incêndios no Piauí

Imprimir

Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros do Piauí 

O Comitê Estadual de Prevenção a Incêndios Florestais e Controle de Queimadas realizou na tarde desta terça-feira (12), uma reunião na sede do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros com o objetivo de planejar ações de combate a incêndios no Piauí. 

Instituído pelo Decreto Estadual nº 13.263/2008, o Comitê é interinstitucional e reúne representantes de entidades governamentais e da sociedade civil. O diretor de Pesquisa Agrícola, Experimentação Agropecuária e Gestão Ambiental, Geyson Moura, representou a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada).

Na oportunidade, também foi tratado sobre as ações que cada entidade vai realizar e sobre a forma de direcionamento ao público. O diretor da Sada explica que os esforços da secretaria serão direcionados em torno de questões educativas e de orientação, já que a pasta atua diretamente com o público do setor primário, agricultores familiares e agropecuaristas.

“A Sada, pela sua capilaridade e peculiaridade de ter junto a Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), poderá trabalhar muito fortemente no que diz respeito à prevenção e combate aos incêndios no aspecto educacional e nas comunidades rurais. É algo que já faz parte da nossa missão, que é a extensão rural, e pela própria legislação que define as atribuições de cada instituição. A educação é prioridade. Dentre essas atribuições, podemos citar: desenvolver campanhas educativas continuadas; desenvolver uma política agrícola que substitua a agricultura itinerante; apoiar a capacitação de agropecuaristas em alternativas ao uso do fogo; apoiar o PREVFOGO e a Semarh na capacitação de agropecuaristas em queima controlada e educação ambiental”, disse Geyson Moura.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel José de Arimateia Rego de Araújo, que conduziu a reunião, explicou que essa iniciativa irá trabalhar a integração das instituições, através de questões voltadas para a educação ambiental, manejo integrado e protocolos de combate.

“A população precisa ser informada de forma correta para que, em casos de ocorrência, consiga saber a quem se direcionar. Em outra vertente, trataremos sobre o manejo integrado, educando sobre práticas de controle e eliminação de incêndios de forma segura. Esse ano, temos uma previsão positiva sobre as estatísticas relacionadas aos focos de incêndios e acreditamos que os índices serão menores em relação aos últimos dois anos”, afirmou o comandante, destacando ainda que o Governo do Estado está fazendo um investimento na ordem de R$ 25 milhões para a aquisição de veículos e equipamentos para o combate aos incêndios.

Durante a reunião, os participantes ainda esclareceram que será montado um cronograma de ações que devem ser compartilhadas entre os órgãos e colocadas em prática. A próxima reunião do comitê será realizada no dia 27 de outubro. 

Na ocasião, os integrantes irão avaliar a proposta de regimento interno para regulamentar o funcionamento do comitê, que possui dentre seus objetivos o fortalecimento e a articulação de ações e políticas de educação, prevenção, monitoramento e controle de queimadas, fiscalização e incêndios florestais.

O trabalho deverá se prolongar ao longo de todo o ano. A atenção ao tema será maior, para que os danos possam ser reduzidos, principalmente no período de maior incidência de incêndios e focos – no caso do Piauí, o B-R-O-Bró.

A reunião também contou com a participação de integrantes do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e Associação Piauiense de Municípios (APPM).

 

Da Redação 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais