Cidadeverde.com

Piauí deixou de arrecadar R$ 23 milhões em ICMS devido furto de energia em 2023

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Breno Moreno

Além de prejuízos para a concessionária, o furto de energia elétrica causou uma perda de arrecadação de R$ 23 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao Piauí só no primeiro semestre de 2023. 

Segundo a Equatorial Piauí, as ferramentas de inteligência da empresa identificaram ao menos 83 mil unidades com comportamento suspeito. Deste total, foram localizadas 24 mil irregularidades na rede elétrica.  

"Só no primeiro semestre de 2023, tivemos uma perca de 188 Gwh de energia devido  a desvio e furtos de energia. Estima-se um consumo mensal de 940 mil unidades consumidoras", informou Conrado Calado, executivo de perdas da Equatorial Piauí.

A Polícia Civil do Piauí (PC-PI) prendeu, só neste mês de setembro, três empresários por furto de energia em Teresina, Luzilândia e Pedro II. A ação criminosa também impacta financeiramente os demais consumidores. 

"Além de ser considerado crime previsto no código penal brasileiro, pode ocasionar prejuízo no fornecimento de energia elétrica, bem como um aumento no valor fatura do consumir, porque a Aneel reconhece essa perda na composição da tarifa”, ressalta o executivo. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais