Cidadeverde.com

Em Teresina, representante do Papa entrega insígnia a Dom Juarez

Imprimir

Foto: Arquidiocese de Teresina

Da Redação

O arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, recebeu nesta sexta-feira (15) o Pálio Arquiepiscopal das mãos do representante do Papa no Brasil, o Núncio Apostólico Dom Giambattista Diquattro. A insígnia é uma vestimenta litúrgica formada por uma faixa de lã branca (em formato de “Y”) e simboliza a vocação de pastor do rebanho de Cristo. 

A entrega se deu durante a missa que aconteceu na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, no centro de Teresina, durante a celebração que marca a festa da padroeira. 

Dom Juarez havia recebido a indumentária, que foi entregue pelo Papa Francisco, na Solenidade de São Pedro e São Paulo realizada em 29 de junho no Vaticano. Dentro do rito da imposição, Dom Juarez Marques fez sua Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade, intimamente ligado ao juramento de lealdade ao Papa e seus sucessores.

Empossado no dia 25 de fevereiro de 2023, Dom Juarez Marques é o primeiro piauiense a assumir a Sede Metropolitana da Igreja Católica no Piauí. Para ele, este dia histórico representa, sobretudo, a responsabilidade em presidir a Arquidiocese de Teresina e cuidar com amor e sabedoria do rebanho que Deus o confiou.

“O Pálio é um símbolo pastoral e nele contém o cuidado do Bom Pastor com todos nós. E esse Bom Pastor com o qual nós somos configurados para o cuidado do rebanho do Senhor. Ele simboliza também e nos remete para comunhão com o Santo Padre, o Papa Francisco, além da unidade em nossa província eclesiástica em nossas oito dioceses do Piauí”, disse.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais