Cidadeverde.com

Secretário garante ajuda ao HUT, em caso de colapso, com ajuda do governo federal

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Paula Sampaio 


O secretário Estadual da Saúde do Piauí (Sesapi), Antônio Luiz, afirmou nesta quarta-feira (20) que o governo do Estado socorrerá a Prefeitura de Teresina na gestão do Hospital de Urgência (HUT) da capital, caso haja um colapso, devido à situação financeira da cidade. Porém, destacou que é importante que o Palácio da Cidade intensifique diálogo com o Governo Federal sobre aporte maior para a saúde. 

“O nosso foco é buscar recursos federais. Essa parte do HUT ir para o Estado do Piauí já foi apresentada pelo prefeito Pessoa no começo do ano, mas não levamos em consideração isso porque eu acho que cada um tem a sua função. E aí, se for obrigado por algum colapso, o Estado vai ter que entrar para ajudar, mas sempre buscando ajuda federal para poder suportar, porque lá o custo é alto e as pessoas buscam e não pode parar”, pontuou. 

Antônio Luiz reforçou que igualmente as cidades sofreram com perdas no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), os governos também com a diminuição dos decênios do Fundo de Participação dos Estados.

Segundo ele, o próprio Palácio de Karnak aguarda ajuda federal 

“Eu acho que nós temos que dialogar com o Ministério da Saúde, tentar que o SUS consiga aportar mais recursos para que o HUT consiga melhorar o atendimento e não ter algum colapso. Obviamente que o Estado pode ajudar nas suas limitações, mas o Estado também está com problema de financiamento da saúde. Não é só os municípios. O único poder que tem capacidade de, realmente, suportar e ajudar é a União, que pode gerar recursos e colocar nos Estados. Agora, aconteceu de queda de FPE e FPM, e o governo federal mandou uma lei para o Congresso para fazer um aporte de ajuda financeira para que, pelo menos, garanta que o FPE deste ano seja igual ao do ano passado”, disse. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais