Cidadeverde.com

Em Brasília, prefeito articula criar fundo e coordenação para receber recursos do Ministério da Igualdade Racial

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), cumpriu na quarta-feira (20), agenda no Ministério da Igualdade Racial, em Brasília, onde tratou da criação de uma coordenação e de um fundo para receber recursos que serão destinados para políticas públicas neste seguimento da capital. Na comitiva com o gestor, estava também o secretário de Governo, Michel Saldanha. 

Em Brasília, a pasta é comandada pela ministra Anielle Franco. 

Segundo apurou o portal Cidade Verde, Teresina é a única capital no Brasil que ainda não regulamentou a administração para receber recursos relacionados a alguns programas da pasta. Por isso, a iniciativa de intensificar o diálogo para a criação de uma Coordenação de Igualdade Racial, bem como do fundo que receberá os recursos. 

Segundo Michel Saldanha, a expectativa é de que tanto a coordenação, quanto o fundo sejam criados para o recebimento dos recursos em Teresina até o mês outubro. 

“Fizemos uma visita ao ministério, onde tivemos uma audiência com a equipe técnica do ministério para articular o protocolo, bem como a criação da coordenação e do Fundo de Igualdade Racial na Coordenadoria de Direitos Humanos, ligada ao gabinete do prefeito”, explicou. 

Agência do BRB e Loteria Municipal 

A comitiva, composta pelo prefeito e por secretários, também teve reuniões com representantes do Banco de Brasília (BRB). Na pauta, o estudo para a instalação de uma agência bancária em Teresina, bem como a criação de uma loteria municipal na capital piauiense. Caso se concretize, está última precisará ser aprovada, por meio de lei, na Câmara Municipal. 

“Sem dúvida é um mecanismo que poderá ajudar Teresina em perspectiva financeira, mas ainda está em fase de análise”, acrescentou o secretário de Governo. 

Ainda na quarta (20), Dr. Pessoa teve uma reunião com o senador Marcelo Castro (MDB), onde tratou da destinação de emendas do parlamentar para a área da saúde em Teresina. 

Jeová Alencar comandará Republicanos 

Foto: Divulgação 

No campo político, a comitiva do prefeito, incluindo o superintendente da SAAD Sul, Jeová Alencar (Republicanos), o deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) e o secretário Luís André (União Brasil) tiveram um encontro com o presidente nacional do Republicanos, o pastor Marcos Pereira. 

Em disputa com o grupo do deputado Jadyel Alencar (PV/Federal), ou seja, com o Palácio de Karnak, ficou decidido que o comando estadual do partido será de Jeová Alencar. Uma vitória para o Palácio da Cidade, que busca o partido da envergadura do Republicanos para pavimentar a pré-campanha pela reeleição de Dr. Pessoa. 

Também ficou definido que o partido, até o momento, permanece de portas abertas para Jadyel Alencar, no momento em que a janela partidária permitir que ele faça a troca de partido. 


Paula Sampaio 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais