Cidadeverde.com

Prefeitura de Timon articula elaboração de projeto para construir nova ponte com Teresina

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Por Roberto Araújo 

A prefeita de Timon, Dinair Veloso (PDT), participou nesta quarta-feira (20) de agenda em Brasília, onde se reuniu com parlamentares do Maranhão para discutir a viabilização de um projeto para a construção de uma quarta ponte que ligue a cidade a Teresina. Atualmente, as duas cidades separadas pelo Rio Parnaíba contam com três pontes, que têm um elevado fluxo de veículos. Segundo o Departamento Municipal de Trânsito de Timon (DMTRANS), cerca de 55 mil veículos passam diariamente pelas pontes, sendo 20 mil somente nos horários de pico.

De acordo com a prefeitura de Timon, a intenção é que a nova ponte seja construída pela União. Para isso, requer o apoio das bancadas federais e dos governos estaduais do Maranhão e do Piauí. Ainda segundo a prefeitura, caso o Governo Federal sinalize positivamente para a construção da ponte, deverá ser dado o passo inicial, que é a elaboração de um projeto executivo, que deverá custar algo em torno de R$ 10 mil.

Será o projeto que definirá qual o local mais adequado para a construção da ponte e também uma estimativa de orçamento para a obra. 

O senador maranhense Weverton Rocha (PDT) informou que protocolou no Senado um pedido de audiência pública que deverá convidar os governadores do Piauí, Rafael Fonteles (PT), e do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), para a discussão das obras da nova ponte entre as duas cidades.

“Estou protocolando um pedido de audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, convidando os governadores dos dois estados, os prefeitos das duas cidades, e também o ministro da infraestrutura, Renan Filho, com a direção do DNIT para que a gente possa discutir de perto essa situação, que é um problema, não é de Timon e de Teresina, é um problema do estado do Maranhão e do Piauí e todos têm que estar unidos para construir uma solução”, disse o senador em vídeo publicado ao lado da prefeita de Timon. 

Atualmente, três pontes ligam as duas cidades: Ponte Metálica, Ponte José Sarney (Ponte da Amizade) e a Ponte da Tabuleta. Teresina e Timon têm, juntas, uma população de 1,04 milhão de habitantes.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais