Cidadeverde.com

Rafael Fonteles diz que Piauí será o maior produtor de hidrogênio verde do Brasil

Imprimir

Foto: CCOM 

Da Redação

O governador Rafael Fonteles se reuniu nesta quinta-feira (21) com representantes do Grupo Solatio, que é um dos maiores produtores de energia solar do Brasil e agora vai investir no Piauí para a produção de hidrogênio verde. O empreendimento será instalado na ZPE de Parnaíba e estará habilitado para exportar pelo Porto de Luís Correia.

O governador disse, na reunião, que o Piauí será o maior produtor de hidrogênio verde e derivados do Brasil. Segundo o gestor, os planos estão avançando. "A ideia é fazer na nossa Zona de Processamento de Exportação em Parnaíba, em módulos, para que a gente tenha o maior projeto de hidrogênio verde do Brasil", informou Fonteles.

Fonteles declarou que foi uma honra receber o empresário Pedro Vaquer, sócio fundador do Grupo Solatio, um dos grandes desbravadores da energia solar no Brasil e que tem o maior número de projetos de usinas solares desenvolvidos no país.

"Já tivemos encontros na Espanha e em Brasília e estamos cada vez mais animados com os investimentos previstos da Solatio aqui no Piauí, especialmente na cadeia do hidrogênio verde", frisa.

O sócio fundador do Grupo Solatio, Pedro Vaquer, declarou que é uma honra estar no Piauí e espera que seja a primeira de muitas viagens. Destacou que, há 6 meses, conheceu o governador Rafael Fonteles, em Brasília, e desde então o hidrogênio verde deixou de ser uma ideia para ser uma realidade para a Solatio e que vai investir num estado que tem um governo competente.

O diretor da Investe Piauí, Victor Hugo, ressaltou que depois de reuniões e diálogos com Pedro Vaquer, da Solatio, ao longo dos últimos seis meses se chega ao desenho final do projeto, que será na Zona de Processamento de Exportação, em Parnaíba. "Um projeto que, na largada, já será o maior projeto do Brasil de hidrogênio verde com a indústria completa, com amônia, com metanol para exportação, vinculado ao porto de Luís Correia, que é uma das grandes metas do governador Rafael Fonteles", finaliza Hugo.

HIDROGÊNIO VERDE

A obtenção de energia a partir da produção de hidrogênio existe há algum tempo, no entanto, com as fontes renováveis, passou a se chamar "hidrogênio verde" o processamento a partir dessas fontes, como a energia solar e energia eólica. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais