Cidadeverde.com

Sebrae Piauí lança o prêmio Prefeitura Empreendedora

Imprimir

Foto: Adriana Magalhães/ cidadeverde.com

Por Adriana Magalhães 

O Sebrae no Piauí lançou, nesta sexta-feira (22). a 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE).  

O prêmio tem como objetivo reconhecer as  boas práticas na gestão municipais  e estimular a inovação no Setor Público, contribuindo  para a ampliação das capacidades municipais, promovendo a aprendizagem e inspirarando novos projetos e ideias,  que reforçam o papel do Sebrae de parceiro dos municípios.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Piauí, Filemon Paranaguá, a atuação do Sebrae nos municípios tem como objetivo garantir oportunidades para que o município e seus habitantes possam empreender e gerar renda e impostos.

"Os municípios precisam buscar outra forma de angariar recursos,.para não depender,. exclusivamente, de transferência de recursos do Governo Federal. E a atuação do Sebrae vem nesse sentido de mostrar oportunidade e dar suporte aos empreendedores", destaca Filemon Paranaguá. 

O Sebrae conta hoje com 125 salas do empreendedor espalhadas por todo o Piauí. 

"Hoje estamos presentes em mais da metade dos municípios do Piauí. E esperamos inscrição de todas as prefeituras onde estamos.presentes, masi as prefeituras que ainda não dispõe dessa estrutura também podem participar ", explica o presidente do Sebrae/Piauí.

A Prefeitura Empreendedora do Piauí deve ser conhecida em março de 2024. E em meados do próximo ano, o representante do Piauí participa da etapa nacional do prêmio, em Brasília. 

O presente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) afirmou que o Sebrae é um grande parceiro dos municípios piauienses. 

"O prêmio reconhece iniciativas importantes que os municípios têm de fomentar os pequenos e médios empreendedores de cada cidade. E temos muita confiança que com esse apoio do Sebrae, no suporte técnico e na orientação, vamos fortalecer a economia do Piauí, em especial, dos municípios", destaca o prefeito de Caridade do Piauí. 

 O case de Rio do Sul (SC)

O município de Rio do Sul tem 80  desde o início mil habitantes e é apresentado por seu gestor como "potencialmente industrial". 

O prefeito de Rio do Sul (SC), José Thomé, vencedor do prêmio em 2022, na categoria Cidade Empreendedora, na região Sul do Brasil, apresentou o projeto que desenvolveu em seu município. Intitulado “Rio do Sul – Capital de Oportunidades”, que tem como fo
coba oferta de  ações de desburocratização para os empreendimentos  da cidade. 
"Venho trazer um pouco da experiência que adiquirimos nas parcerias com o Sebrae, que nos levou a conquistar o prêmio Prefeitura Empreendedora em 2022. Desde o início da.nossa gestão, em 2017, o Sebrae é parceiro do Programa Cidade Empreendedora. Fomos a primeira cidade do Brasil a firmar essa parceria com o Sebrae", explicou o prefeito. 

O prefeito elencou as ações desenvolvidas em seu município que levaram Rio do Sul a vender o prêmio Prefeitura Empreendedora. 

"Implantamos a sala do empreendedor, implantamos políticas de desburocratização para quena máquina pública andasse com a celeridade de uma empresa privada, elencamos os cinco principais eixos da nossa economia, instituimos políticas de educação educação empreendedora e de saúde para quem trabalha ", resumiu o prefeiro de Rio do Sul.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais