Cidadeverde.com

Vídeo: chuva e ventania causam destruição em Baixa Grande do Ribeiro

Imprimir

 

 

Fortes chuvas e ventania causaram destruição na cidade de Baixa Grande do Ribeiro (a 586 km de Teresina) durante o final da tarde desta segunda-feira (25). Um dos locais mais afetados na área urbana do município foi o Centro de Eventos, que fica no Bairro Fátima, onde aconteceria a quarta noite de festas do Festejo de Santa Teresinha. 

A estrutura do evento foi muito comprometida, tendas foram levadas pelo vento ou destruídas pela chuva. De acordo com o prefeito José Luis Sousa (PT) foi necessário desligar a parte elétrica para evitar riscos com eletricidade e o cancelamento das atividades. 

"Desde ontem estamos trabalhando na remontagem da estrutura e religamento com segurança de toda a parte elétrica para que possamos receber a população novamente para manter a tradição de nossos festejos" afirma o prefeito.

Ainda na zona urbana também aconteceram relatos de casas que tiveram o telhado levado pelos ventos ou o desabamento de algum muro. A prefeitura não tem o levantamento de todos os danos mas reafirma que não houve registro de casos mais graves e apenas pessoas com ferimentos leves.

"Estamos com profissionais nas ruas fazendo levantamento e desde ontem disponibilizamos material e pessoal para ajudar as famílias nos reparos necessários, mas não tem casos de desabrigados. Nós não desejamos, mas infelizmente todo ano isso acontece no mês de setembro, hoje praticamente não temos mais árvores altas, só vegetação baixa, então quando o vento vem, não tem mais uma barreira natural para diminuir os impactos" descreve o prefeito. 

Em relação a zona rural, a prefeitura aguarda o retorno de profissionais que foram fazer as vistorias e elencar as medidas necessárias. 

Foto: Renato Andrade/ cidadeverde.com

Chuva e vento durante o B-R-O BRÓ

O cidadeverde.com procurou o climatologista e diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, para explicar o que aconteceu no município. Segundo o especialista, o episódio está diretamente relacionado ao calor em excesso.

"Então estava muito quente, teve um padrão de umidade, formou uma pequena nuvem, uma nuvem isolada e essa nuvem descarregou sobre aquela localidade em quantidade muito boa de chuva e vento" destalha o climatologista.

O mesmo episódio pode acontecer em outras localidades do estado. "Existe probabilidade, mantendo essas temperaturas elevadas, e transporte residual de umidade, disso acontecer. Inclusive o Halo solar, aquele sinal no céu, era um indicativo de que as condições de umidade iriam mudar no Piauí" reafirma Werton Costa.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais