Cidadeverde.com

A preferência do Brasil por soluções e infraestrutura digitais está ajudando sua economia?

Imprimir

 

Fonte da imagem: Pixbay

A onda das soluções digitais tomou conta da última década. Blockchain e IA avançando num ritmo acelerado e alterando as dinâmicas diárias e setoriais da economia. Entre os países navegando com segurança por essa maré digital, aponta o Brasil.

Conhecido mundialmente por suas florestas, praias encantadoras e vibrante samba, agora desponta como protagonista na era da transformação digital. O cerne da questão é: será que esta predileção brasileira por soluções e infraestrutura digitais está alimentando seu crescimento econômico?

Ao que tudo indica, sim. E, de acordo com o relatório de 2019 do McKinsey Global Institute, a projeção indica que a adoção completa de soluções digitais pode alavancar o PIB brasileiro em até US$ 240 bilhões até 2025 – o que impacta num crescimento de 6%.

É bom ressaltar que essa economia baseada no digital é fruto de fatores como o desenvolvimento de banda larga de alta velocidade, expansão da cobertura móvel, uso em larga escala das mídias sociais e a aceitação crescente do e-commerce.

Acesso à internet e inclusão socioeconômica

Esta evolução digital não se restringe às metrópoles brasileiras. Estende-se ao interior rural do país. Em 2021, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que 82,7% dos lares brasileiros têm acesso à internet, um salto considerável dos 61,1% de 2016. Graças a esta conectividade em escala nacional, as tecnologias digitais estão promovendo a democratização de recursos e serviços. O resultado? Uma inclusão socioeconômica mais efetiva.

Fintechs: alavancando a economia

O setor financeiro é um grande exemplo da efervescência da infraestrutura digital no Brasil. As Fintechs floresceram por todo o país, oferecendo soluções práticas para transferências monetárias, microempréstimos e seguros. Quer um exemplo? A IQ Option é uma plataforma de negociação on-line que tem mostrado inovação em várias frentes e tem se destacado no setor.

Esta é apenas uma empresa, mas que reforça como o Brasil tem fomentado com sucesso um ambiente propício à inovação tecnológica. O resultado é claro: o país estimula a concorrência no setor bancário e acaba por facilitar o acesso aos serviços financeiros para aqueles sem conta bancária para aproximadamente 45 milhões de brasileiros, segundo o Banco Central do Brasil.

Alavancando a era digital

Adentramos um novo capítulo na história: a Indústria 4.0. Isso trouxe à tona categorias inéditas de trabalho, como análise de dados, segurança cibernética e fabricação digitalmente aprimorada. Segundo pesquisas da Brasscom - Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação - até 2024, estima-se que o setor digital necessitará de impressionantes 420.000 profissionais para preencher as lacunas.

Um olhar otimista

Os frutos desta revolução são evidentes: a forte inclinação do Brasil por soluções digitais tem impulsionado positivamente sua economia. O investimento em infraestrutura digital abriu portas em diversos setores - um passo em direção à uma economia digital inclusiva.

Apesar dos desafios, o caso brasileiro serve como modelo para economias emergentes na difícil tarefa de integrar soluções digitais às estruturas econômicas tradicionais. Sua trajetória ilustra a importância de estratégias cuidadosamente planejadas para tornar a revolução digital um catalisador do crescimento inclusivo. Resta-nos perguntar: quem estará observando e quem tomará ação?

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: