Cidadeverde.com

Piauí inicia Campanha de Multivacinação para público de zero a 15 anos neste sábado (30)

Imprimir

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

O Ministério da Saúde inicia em todo o país, neste sábado, dia 30, a Campanha Nacional de Multivacinação. A campanha vai até o dia 14 de outubro. No Piauí, o Dia D vai acontecer no dia 7. O público-alvo são crianças e adolescentes de zero a 15 anos. O MS estima que 720 mil pessoas devam ser vacinadas no estado.

Na Campanha de Multivacinação serão ofertadas às crianças de até sete anos (06 anos, 11 meses e 29 dias) as vacinas: BCG, Hepatite B, Penta, Pólio inativada, pólio oral, rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C, febre-amarela, tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola), DTP, Hepatite A e Varicela.

Já para as crianças a partir dos sete anos até menores de 15 anos serão ofertadas as seguintes vacinas: hepatite B, Febre-amarela, tríplice viral, difteria e tétano (dT), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e dTpa.

Em relação às doses da vacina contra Covid-19 e Influenza, elas seguem definições específicas conforme a faixa etária. Para as doses de Influenza, a vacinação ocorrerá até zerar os estoques nos municípios, havendo disponibilidades, crianças a partir dos seis meses podem receber o imunizante.

Para alcançar as metas estipuladas pelo Programa Nacional de Imunização, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) convoca pais e responsáveis a levarem seus filhos aos postos de vacinação de seus municípios.

“Nosso objetivo é melhorar ainda mais a cobertura vacinal no estado, trabalho que já estamos fazendo desde a implantação do programa Saúde em Dia. Agora com a Campanha de Multivacinação vamos buscar com os municípios alcançar essas metas, por isso e precisamos da mobilização de todos para manter nossas crianças protegidas”, lembra a superintendente de Atenção a Saúde da Sesapi, Leila Santos.

Para preparar os municípios para a campanha, a Sesapi realizou ações de microplanejamento, método recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que consistem em diversas atividades com foco na realidade local, desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística.

“A proposta do Ministério da Saúde foi alinhar essas estratégias com gestores e lideranças locais para alcançar melhores resultados e melhorar as coberturas vacinais. Foi isso que repassamos para os 224 municípios do Piauí em nossas ações de microplanejamento. Com relação ao dia “D” fica a critério de cada município a escolha da sua data”, disse a Coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.

 

Fonte: Sesapi

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais