Cidadeverde.com

Refazer escolha de pré-candidato seria um erro, diz presidente do PT sobre nova resolução

Imprimir

Foto: Arquivo Cidade Verde

Por Paula Sampaio

O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, João de Deus, afirmou nesta sexta-feira (29) que seria um erro refazer o processo de escolha de pré-candidato em Teresina, que já deliberou pelo nome do deputado Fábio Novo (PT). A tese passou a ser levantada, após o Diretório Nacional do PT divulgar novas regras para o processo eleitoral da sigla nas eleições municipais de 2024. 

“O PT encaminhou regras para o Brasil, no entanto, se tratando de Teresina, como já há um entendimento em torno do deputado Fábio Novo, acho seria um erro refazer o processo”, declarou. 

Segundo as regras divulgadas pelo Diretório Nacional do PT, nos municípios onde houver consenso sobre as candidaturas, tanto a majoritária quanto as proporcionais, ou apoio a candidaturas de outros partidos, o Diretório Municipal deverá solicitar a homologação até 30 de novembro de 2023.

Já em cidades onde não há consenso, a exemplo de Teresina, o Diretório Municipal deliberará até 30 de novembro de 2023 sobre as candidaturas ou propostas de coligação e quando a decisão tiver o apoio de 2/3 de dos membros da instância, a decisão seguirá imediatamente para a homologação das instâncias superiores.

O documento segue pontuando que quando não for possível alcançar 2/3 dos membros do Diretório a Instância Municipal decidirá pela realização de prévias ou encontro municipal para tomar a decisão. 

A Comissão Executiva Nacional do PT ainda destacou que o cenário político atual não é propício para a realização de prévias, e recomenda às instâncias partidárias que priorizem o diálogo e o consenso progressivo como forma de superar as divergências internas

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais