Cidadeverde.com

Violência entre torcedores motiva realização de seminário

Imprimir
Em face do clima de insegurança existente em vários jogos de futebol no Brasil e preocupado com o possível impacto negativo na Copa do Mundo de 2014, o Governo Federal marcou para o dia 4 de julho um seminário com as chamadas torcidas organizadas, em um hotel de São Paulo. Os Ministros dos Esportes e da Justiça, respectivamente Orlando Silva e Tarso Genro, vão apresentar o que consta do projeto de Lei Antiviolência que está para ser votado no Senado Federal. As autoridades esperam e confiam que assim será possível acabar com a impunidade, inclusive expulsando os brigões e baderneiros dos estádios de futebol.
 

Recentemente em São Paulo houve um confronto de torcedores do Corinthians e do Vasco da Gama nas ruas de São Paulo, fora do Estádio do Pacaembu, resultando na morte de um dos integrantes das torcidas.  Mais de vinte foram presos e liberados em seguida. Já estão novamente nos estádios e não sofreram nenhuma punição. E tem sido assim.  A impunidade é a m aior incentivadora da violência. A própria Polícia é fraca no combate a esses elementos. Já tivemos casos em que os brigões botaram os policiais para correr.

Esses maus elementos não são torcedores, mas uns profissionais da baderna e tirando proveitos próprios de suas ações. Aqui em Teresina uma torcida do River Atlético Clube já foi denunciada às autoridades por ações violentas contra torcedores de outros clubes e nenhuma providência foi tomada. Inclusive, são feitas ameaças através de meios de comunicação.

Em São Paulo temos autoridades que defendem a realização de jogos de uma torcida só. Jogando Corinthians x Palmeiras somente teriam acesso ao estádios os torcedores do corinthianos. Os palmeirenses teriam acesso no jogo seguinte. Uma decisão dessa é aceitar o domínio dos maus elementos. Acontece que as agressões e até as mortes estão acontecendo nas ruas, sendo vítimas pessoas que simplesmente vestem as camisas dos seus clubes preferidos.


PUNIÇÕES

Uma comissão do Ministério dos Espsortes analisa mudanças no Código Brasileiro de Justiça Desportiva - CBDJ e trabalha para concluir o projeto nos próximos dias. Um dos pontos polêmicos diz respeito a uma possível proibição de que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva analise por VT lances que as arbitragens não puniram. De outra parte, representantes da Justiça Desportiva na comissão querem manter a prerrogativa.

CADEIRANTES

Uma equipe formada por 15 pessoas vai representar o Estado do Piauí no Campeonato Brasileiro de Basquetebol para cadeirantes, marcado para o mês de setembro no Rio Grande do Sul. A conquista da vaga aconteceu na competição recentemente disputada em João Pessoa, onde os piauienses ficaram em segundo lugar. A nossa representação teve um bom apoio da Prefeitura de Teresina para a disputa na capital paraibana e ainda recebeu do Prefeito Sílvio Mendes e do Secretário Municipal de Esportes, Roney Lustosa, a garantia de um repasse mensal para custeio dos projetos esportivos e da manutenção das cadeiras de rodas.


JOGOS ESCOLARES

A Secretaria de Estado da Educação abre nesta quinta-feira(25) mais uma edição dos Jogos Escolares Estaduais. A solenidade a ser presidida pelo Secretário Antônio José Medeiros, está marcada para o Ginásio de Esportes do Liceu Piauiense, a partir das 08h00.As equipes mais bem classificadas garantirão vagas para a Olimpíada Nacional de 2009. O coordenador dos Jogos Piauienses é o Professor Otoni Batista.


BRASIL X ÁFRICA DO SUL

O escrete brasileiro enfrenta os africanos às 15h30 desta quinta-feira(25), disputando vaga na final da Copa das Confederações. Dunga vem conseguindo um bom rendimento da equipe brasileira. Nada de extraordinário, mas o suficiente para fazer boas campanhas.  O técnico acertou ao afastar o jogador Ronaldinho Gaúcho da convocação por deficiência técnica.
 
Falta agora chamar o "Chupa Dedo" à responsabilidade para atuar com espírito de equipe, sem colocar em primeiro lugar as suas vaidades.  Nilmar joga mais do que Robinho. Se o ex-jogador do Santos sofrer uma pressão, poderá evoluir. Em relação às eliminatórias para a Copa do Mundo, próximo jogo será apenas em setembro. O adversário será a Argentina em Buenos Aires. Aliás, foi veiculada a notícia de que Maradona quer levar o jogo para a cidade de Rosário, onde o estádio é um verdadeiro caldeirão.
 
 
Dídimo de Castro
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: