Cidadeverde.com

Milhares de fiéis participam da missa de encerramento dos Festejos de São Francisco de Assis

Imprimir
  • DENTRO_5.JPG Paula Monize
  • DENTRO_4.JPG Paula Monize
  • DENTRO_8.JPG Paula Monize
  • DENTRO_7.JPG Paula Monize
  • dentro_2.JPG Paula Monize
  • DENTRO_6.JPG Paula Monize
Por Paula Monize
 
Milhares de fiéis, vestidos de marrom, participaram nesta quarta-feira (04) da Missa Solene em alusão aos Festejos de São Francisco de Assis, no bairro Junco, em Picos. A data tradicional no calendário religioso é marcada pela fé de devotos de toda a macrorregião e de outros Estados.
 
Durante a Santa Missa é possível encontrar pessoas de joelhos, de pés descalços, são inúmeras as expressões de fé em sinal de agradecimento. O sol escaldante também não afugentou o público que buscou uma melhor forma de acomodar-se.
 
A fé a São Francisco de Assis é algo que une gerações na família da matriarca Maria das Graças. Através de graças alcançadas, ela, a filha Josivânia Gonçalves e a neta Maria das Graças vestiram bata marrom como símbolo de gratidão e vitória.
 
"A minha mãe já veste há muito tempo, esse ano é o meu segundo ano e minha filha está vestindo pela primeira vez. Conseguimos duas grandes graças que foi eu ter me curado de uma endometriose através de uma cirurgia e minha filha que nasceu com uma deficiência nos pés também ter se curado. Vamos continuar vestindo a bata marrom por tempo indeterminado, pois alcançamos grandes graças através da nossa fé”, relatou Josivânia Gonçalves.
 
Nas várias descrições históricas relacionadas a São Francisco de Assis está uma forte ligação às famílias. Foi essa íntima relação que levou Justiniana da Silva a consagrar a vida do seu filho ao santo. 
 
"A nossa graça foi a vida do João. No ano passado, neste mesmo dia de São Francisco, eu estava a poucos dias que havia descoberto a gravidez e eu tive deslocamento. Eu estava sangrando e no dia 04, no desespero, na agonia, eu fiz a promessa que se eu conseguisse ter o bebê, no outro ano eu estaria com meu filho na missa vestido de marrom. É a primeira missa do meu filho, uma manhã muito especial, emocionante e de muitas graças. Só agradecer e agradecer a São Francisco de Assis”, pontuou.
 
Durante a celebração eucarística, o Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José, fez menção a devoção dos católicos a São Francisco de Assis, destacando que o santo é a própria ligação a Jesus Cristo.
 
“O nosso povo carrega uma devoção muito grande ao nosso santo São Francisco de Assis, prova disso é essa multidão que permanece debaixo desse sol forte. São Francisco de Assis é o que nos liga ao próprio Cristo”, frisou.
 
Paróquia do Junco celebra 41ª Festa de São Francisco de Assis
 
São 41 anos de devoção e fé, reunindo centenas de fiéis durante os novenários/missa. A Festa em honra a São Francisco de Assis foi iniciada no dia 25 de setembro com alvorada festiva e durante a noite aconteceram as novenas-missas. A programação foi encerrada nesta quarta-feira com a Missa Solene celebrada pelo Bispo Dom Plínio e concelebrada pelos padres da Diocese de Picos.
 
Nesta edição, a Festa traz como tema "São Francisco, caminho de conversão!".
 
A Santa Missa em honra à São Francisco de Assis aconteceu às margens da BR-407, no adro da Igreja Católica. Para evitar acidentes e fazer o controle do trânsito, a rodovia no trecho que compreende a festa foi parcialmente interditada.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais