Cidadeverde.com

Projeto na Alepi obriga restaurantes e shoppings a oferecerem água filtrada gratuita a clientes

Imprimir

Foto: Freepik

Por Bárbara Rodrigues

 

Tramita na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) uma lei que obriga os estabelecimentos, como restaurantes, padarias, lanchonetes, shoppings e similares, a fornecerem gratuitamente água filtrada aos seus clientes. 

A proposta é de autoria do deputado Felipe Sampaio (MDB) e abrange também pizzarias, churrascarias, bares, cafés, lanchonetes, casas de sucos, hotéis, shopping centers e similares.

Os estabelecimentos citados ficam obrigados a destacar o fornecimento gratuito de água filtrada em seus cardápios físicos e virtuais, ficando facultativo ao estabelecimento o fornecimento de água filtrada gelada. A lei ainda determina que a água utilizada para a fabricação de gelo destinado às bebidas em copo deverá ser obrigatoriamente filtrada.

“É comum ouvir que um copo d'água não deve ser negado a ninguém, poucos são os estabelecimentos que recusam ao consumidor água da torneira quando esta é solicitada, porém, existe da parte do consumidor certo constrangimento em solicitar um produto que não consta do cardápio e do qual nem mesmo se sabe se será servido a título oneroso ou gratuito. Caberá ao consumidor a escolha entre a água gratuita filtrada ou a água mineral engarrafada que fazem parte dos cardápios dos estabelecimentos discriminados neste projeto de lei. O fornecimento da água filtrada gratuita será uma alternativa não onerosa à população”, afirmou o deputado ao apresentar a sua justificativa para o projeto.

A recusa ao fornecimento de água filtrada sujeitará o infrator à multa no valor de 40 Unidades Fiscais do Estado do Piauí (UFWPI) por cada infração. A proposta agora será analisada nas comissões da Alepi e, se passar, seguirá para votação em plenário.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais