Cidadeverde.com

Banco Mundial aprova projeto que apoia o Piauí no desenvolvimento da saúde e da proteção social

Imprimir

Imagem: Reprodução

O Conselho Diretor do Banco Mundial aprovou nesta quinta-feira (5) um investimento de US$ 50 milhões para fortalecer o sistema de saúde e as redes de proteção social no estado do Piauí. 

Como parte dos esforços para melhorar a vigilância em saúde, a proteção social e os serviços de emprego, o novo projeto visa a torná-los mais inclusivos e resilientes a choques econômicos, climáticos e ambientais, bem como às pandemias.

Por meio do projeto, toda a população do estado, de 3,25 milhões de pessoas, se beneficiará de melhores práticas de gestão no setor de saúde e da melhoria das informações de vigilância em saúde.

Atenção especial será dada ao fortalecimento da vigilância alimentar e nutricional, com foco nas crianças e famílias, que tendem a ser as mais vulneráveis a problemas nutricionais. Além disso, o novo projeto fornecerá financiamento e assistência técnica ao programa estadual de transferência de renda, que deve beneficiar aproximadamente 36 mil famílias vulneráveis. Estima-se que 87% dos potenciais beneficiários vivam em extrema pobreza. Uma avaliação preliminar dos potenciais beneficiários constatou que a maioria das famílias é chefiada por mulheres (93%), das quais 27% são mães solteiras. Cerca de metade vive em áreas rurais, com grande presença de adultos semialfabetizados (analfabetismo funcional) e crianças e jovens (71% dos potenciais beneficiários têm menos de 24 anos).

Paralelamente, a iniciativa busca fortalecer o braço estadual do Serviço Nacional do Trabalho (SINE), que conecta empregadores e candidatos a vagas. Isso deve beneficiar 3.000 pessoas a cada ano, incluindo desempregados, jovens que procuram o primeiro emprego e trabalhadores domésticos. 

“Estamos gratos por mais essa parceria importante com o Banco Mundial, que dará à nossa gestão um apoio muito importante para a ampliação da vigilância em saúde na atenção primária e para fortalecer as ações de proteção social, especialmente das pessoas mais vulneráveis”, disse o governador do Piauí, Rafael Fonteles.

“O Banco Mundial tem uma longa parceria com o Piauí. Estamos empenhados para apoiar os esforços do estado para lidar com questões essenciais em áreas como saúde, proteção social e prestação de serviços de emprego, em um projeto amplo, com o compromisso do governo do Estado”, afirmou Johannes Zutt, diretor do Banco Mundial para o Brasil.

O empréstimo tem prazo de vencimento de 30 anos, incluindo 10 anos de carência

Da Redação

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: