Cidadeverde.com

Governo lança pacto para reduzir em 50% as mortes no trânsito no Piauí até 2030

Imprimir

Por Rebeca Lima 

O governo do Piauí lança, nesta terça-feira (10), às 11h30, no Palácio do Karnak, o Pacto Intersetorial pela Redução de Mortes no Trânsito. Em entrevista ao Notícia da Manhã, o secretário estadual de Planejamento, Washington Bonfim, explicou que a meta é reduzir o número de mortes no trânsito em 50% até 2030.

"É um problema grave do estado do Piauí. Para você ter uma ideia, nós somos o terceiro pior estado em mortes por acidente de trânsito no geral e o primeiro em relação a mortes por acidentes de motocicleta. Então é um problema grave. Só no ano passado foram quase 900 pessoas que morreram em função de acidentes de trânsito, mais de 60% delas por acidente de motocicleta", disse o secretário.

Além da redução nas mortes, o pacto busca ficar abaixo da média nacional de óbitos por acidente de motocicletas e aumentar a quantidade de municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (Senatram).

"Há pelo menos mais três metas. Nós precisamos aumentar, e temos feito um diálogo muito importante com a APPM, o número de municípios municipalizados no trânsito nato. Hoje só são 12, e a gente quer alcançar 62, o que corresponde aos municípios que têm mais de 10 habitantes no estado. Queremos também diminuir o Piauí dessa média nacional, a média nacional é 15, e a gente quer trazer para 13, ou seja, ficar abaixo da média nacional, e queremos também enfrentar um problema grave, que é o fato de hoje nós termos mais condutores de veículos do que temos pessoas habilitadas para a direção", acrescentou Washington Bonfim.

O secretário Washington Bonfim ressaltou ainda que deverá apresentar na próxima semana o orçamento estadual para o ano de 2024.

"Legalmente, o governo do estado tem até o dia 30 de outubro para encaminhar as peças, mas eu estive semana passada com o presidente do Tribunal de Justiça, com o presidente da Assembleia Legislativa e também em conversa com Rafael Fonteles e o governador nos orientou a entregar a peça logo depois desse feriado do dia 12, então no início da próxima semana a gente deve fazer o anúncio oficial, tanto dos números do orçamento estadual para 2024 quanto das características gerais no plano plurianual", disse.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais