Cidadeverde.com

TJ-PI lança sistema de inteligência artificial 'JuLIA'

Imprimir

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) vai lançar, nesta quarta-feira (11), o sistema JuLIA (Justiça Auxiliada pela Inteligência Artificial), desenvolvido por seu Laboratório de Inovação, OpalaLab. A JuLIA atuará de forma a otimizar as rotinas e automatizar as tarefas, com a análise de grandes volumes de dados.

Dentre as principais tarefas executadas pela JuLIA, destacam-se a intimação automática após julgamento no PJe; informar, via WhatsApp, aos responsáveis pelos processos em cada setor quais estão na iminência de serem baixados; análise das petições iniciais (valor da causa, bens do processo, análise de pensão); consulta pública processual e consulta de informações diversas (telefones, diário, história, biografia, balcão virtual, endereços) via WhatsApp.

Para o desembargador José Wilson Araújo, coordenador do OpalaLab, o sistema de inteligência artificial beneficiará tanto magistrados, quanto cidadãos. “O uso da JuLIA demonstra o compromisso do Tribunal de Justiça do Piauí em adotar soluções tecnológicas inovadoras para aprimorar a prestação jurisdicional. Este é um exemplo notável de como a tecnologia pode ser aliada do Sistema Judiciário", afirma.

O lançamento da JuLIA terá início às 9h e será realizado no auditório do Pleno da nova sede do TJ-PI e será aberto a autoridades, servidores e magistrados. O evento contará com a apresentação do projeto, bem como suas funcionalidades, além de uma representação artística do "rosto" da inteligência artificial.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais