Cidadeverde.com

Aniversário: Polícia Militar comemora 174 anos e aposta em tecnologia no combate a crimes

Imprimir
Ao completar 174 anos de existência a Polícia Militar do Piauí comemora os avanços tecnológicos, estrutural e de pessoal na corporação, tanto na capital quanto no interior. Ao chegar à capital, o então comandante de Policiamento da Capital, coronel Francisco Prado, encontrou Teresina como a 19ª cidade mais violenta do país e depois de executar ações de operacionalidade, as estatísticas comprovaram que Teresina é a segunda capital menos violenta do Brasil.
 
 
Hoje, como comandante Geral da briosa, coronel Prado conseguiu executar projetos de reestruturação, reforma e criação de unidades policiais por todo o Piauí. "Nossa corporação é o único órgão do governo do Estado, que está nas 224 cidades do Estado e a meta do comando geral é ter uma viatura e cinco militares em cada município", destacou o assessor de Comunicação, Major Sá Júnior.
 
Para melhorar cada vez mais a segurança das divisas do Piauí, a PM vai entregar aos 35 Postos de Atendimento ao Cidadão (PAC) viaturas do modelo L-200. Somente em Teresina, serão cinco postos com quatro policiais armados: na Cacimba Velha, estrada de União, Santa Maria da Codipi, estrada de José de Freitas e povoado Ciri.
 

"Esses postos funcionarão nas divisas de Pernambuco, Ceará e da Bahia e em Teresina. Vamos combater drogas e pessoas clandestinas que queiram entrar em nosso Estado", afirma coronel Prado.
 
Outros quatro veículos, do tipo SW-4, de grande tração, serão entregues  e destinados ao litoral piauiense na PMTUR. Esses veículos auxiliarão no policiamento nas praias do Estado. Pistolas e Fuzis também foram adquiridos para melhorar a capacidade operacional dos policiais militares. 
 
 
 
Nova comunicação
 

A grande aposta da Polícia Militar, até 2010, é a instalação de um sistema operacional de comunicação que vai bloquear para rádios amadores a frequência da polícia, além de acompanhar o deslocamento de todas as viaturas na cidade. "São rádios e programas de computadores que darão uma visibilidade e agilidade na operacionalidade da Polícia Militar. Ninguém vai mais copiar a frequência dos nossos rádios", enfatizou o Coronel Prado.

O sistema será implantado em Teresina, Picos e Parnaíba nas Centros Operacionais Policial Militar (Copom), onde funciona o telefone de urgência 190.
 

Estrutura física

O comando geral também tem investido na qualidade das condições de trabalho, para isso tem construído e reformado várias unidades policiais. Foram entregues as Companhias Independentes de São João do Piauí e Canto do Buriti, Pedro II, Jaicós, além do 4º Batalhão em Picos e do 9º Batalhão em Corrente.

O próprio Quartel do comando Geral também passa por constantes reformas. A quadra ganhou uma cobertura e o auditório foi totalmente reformado. Melhorando a climatização, iluminação e a sonorização. A Coordenadoria de Gerenciamento de Crises e Recursos Humanos (CGCRH) também vai ganhar uma sala ampliada para melhor atender o público.
 

Recursos investidos

Na reforma e construção das unidades, foram gastos R$ 5 milhões, com verba originada de emenda parlamentar. "Em 174 anos, é a primeira vez que um parlamentar destinou recursos para a segurança pública", acrescentou o comandante geral.

 

 
Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: