Cidadeverde.com

Eclipse solar acontece neste sábado (14) e Piauí terá visibilidade de quase 100%; assista

Imprimir


 

Por Bárbara Rodrigues

Neste sábado (14) os piauienses vão ser contemplados com um eclipse anular do sol, que inicia por volta das 16h40 e que poderá chegar a uma visibilidade de quase 100%, sendo uma das poucas regiões do planeta com a oportunidade de acompanhar esse fenômeno. A população deve ficar atenta aos cuidados, pois não se pode olhar diretamente, pois isso poderá causar danos aos olhos. Em alguns países, como os Estados Unidos, o eclipse já começou.

O professor de Física, Edward Montenegro, que é doutor em engenharia de Materiais e membro da Graviton Scientific Society, informou que o eclipse vai ser visualizado apenas em algumas regiões. No Brasil, as regiões Norte e Nordeste vão poder ver esse fenômeno. Cada região tem um horário específico de visualização.

 

 

A visibilidade também vai mudar de acordo com a cidade, e na cidade de Floriano deve chegar a quase 100%. É dessa cidade que o professor, em parceria com o Observatório Nacional, com o Time and Date e a NASA fará a transmissão ao vivo para quem desejar acompanhar.

 

 

“Vamos contribuir com a transmissão para o observatório nacional. A expectativa é muito grande, sobretudo porque tem algumas nuvens no céu, estamos nervosos, mas esperamos que para 16h as nuvens diminuam do céu e podemos ver uma observação. O eclipse poderá ser visto no Piauí, e as melhores cidades com visualização no Piauí será Floriano, Picos e todas as cidades próximas”, disse o professor.

Em algumas regiões, como nos Estados Unidos o eclipse já iniciou e está sendo transmitido pelo Youtube do Observatório Nacional.

Cuidados durante o fenômeno

O fenômeno acontece com base nos ciclos da órbita da Lua e em sua posição em relação à Terra e ao Sol. Olhar diretamente é um dos principais erros que podem ocorrer durante o eclipse.

O correto é a observação indireta com uso de telescópio e também uso de lentes com visores certificados que filtrem 99% da luz solar. Não se deve usar óculos de sol, celulares, chapas de raio-x, câmeras ou telescópios sem os filtros apropriados, pois podem causar danos permanentes na visão.

“Nunca as pessoas devem olhar diretamente para o sol, mesmo com óculos escuros ou materiais caseiros, pois pode danificar a retina irreversivelmente. Para observar um eclipse com segurança, deve ser usados instrumentos adaptados com filtros adequados, como o filtro de soldador número 14 ou maior ou óculos de distribuidoras autorizadas com ISO 12312-2 e a observação deve ser feita por no máximo 15 segundos e com intervalo de descanso de 3 minutos. Nunca use instrumentos ópticos como binóculos ou telescópios sem orientação de profissionais da área experientes”, destacou Edward Montenegro.

Não se pode usar para olhar:

  • óculos de sol
  • celulares
  • chapas de raio-x
  • câmeras ou telescópios sem os filtros apropriados

Pode usar:

  • telescópio com uso de filtros adequados
  • lentes com visores certificados que filtrem 99% da luz solar

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais