Cidadeverde.com

Dia do Professor: professora conta os segredos de educar crianças com deficiência

Imprimir

Foto: Freepik

Por Bianca Vasconcelos (*)

O dia do professor, comemorado neste 15 de outubro, é uma data para lembrar a importância da educação na vida das pessoas e que todos devem ter direito à educação independentemente de sua capacidade física, classe social ou etnia. Os desafios de educar crianças com deficiência foram enfrentados por Valdirene Araújo Silva, de 55 anos, desde quando foi chamada para ser professora substituta em uma escola voltada exclusivamente para a educação especial há 17 anos. 

Hoje, como coordenadora pedagógica no mesmo local, Valdirene conta que rotina e paciência, são os segredos para ajudar essas pessoas a ter acesso à uma educação de qualidade. 

As atividades da instituição se baseiam em atividades adaptadas, uso de materiais concretos, jogos e atividades funcionais, que consistem em um conjunto de ações trabalhadas e orientadas por um profissional de fisioterapia ou educação física acerca do condicionamento do corpo.

Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com a coordenadora, uma das dificuldades encontradas no meio da educação dos pequenos é a resistência de alguns alunos durante o desenvolvimento das atividades propostas. 

"Devemos organizar a rotina das atividades escolares e seguir essa rotina. O trabalho com educação especial requer do professor paciência, preparar atividades adaptadas para os seus alunos, lançar desafios possíveis para que os mesmos não se sintam incapazes desenvolver suas atividades", afirmou a professora.

Ela diz que um de seus maiores presentes foi quando uma de suas alunas, que atualmente tem 24 anos, conseguiu ingressar em uma faculdade de psicologia. 

"Ser professora é a realização de um sonho. Sou apaixonada pela minha profissão. Cada pequena conquista dos meus alunos pra mim é uma grande vitória. Sou muito feliz em trabalhar com pessoas com deficiências, é uma aprendizagem simultânea. Hoje os alunos têm muito acesso a informações, e o professor deve ser um mediador dessas informações as transformando em um currículo funcional", destacou.

Valdirene é graduada em pedagogia, pós-graduada em psicopedagogia e pós-graduanda em neuropsicopedagogia e ABA (Análise do Comportamento Aplicado).

 

(*) Estagiária sob supervisão

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais