Cidadeverde.com

Outubro Rosa: Simepi reforça conscientização sobre o câncer de mama

Imprimir

No Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (Simepi) faz um alerta fatores de risco para doença. Durante o Jornal do Piauí desta quarta-feira (17), o médico mastologista Luiz Ayrton apontou a relação da patologia com o estilo de vida e consumo da população. 

"O plástico é um causador de câncer. Não podemos eliminar o plástico da nossa vida, mas temos que saber lidar. Aquilo que não é necessário, deveríamos evitar. Temos o plástico, amianto, agrotóxico em excesso, corante, refrigerante e conservantes. Tudo isso tem uma margem de risco no seu uso, então precisamos ter habilidade para lidar com esses produtos" disse o especialista. 

Foto: Cidadeverde.com

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, e a detecção precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. A médica Lúcia Santos, presidente do Simepi, ressalta os avanços do Sistema Único de Saúde (SUS) como fundamental para redução da mortalidade de pacientes com a doença, mas enfatiza a necessidade de mais investimentos.

"O SUS ajudou a mudar esse cenário. Mais de 80% dos piauienses dependem do SUS e existem falhas aos quais as entidades batem muito em cima, como a melhoria na assistência à saúde, do acesso à saúde, à aparelhagem e direito à mamografia. É uma importante luta. Avançamos, mas há muito o que avançar ainda", concluiu a profissional. 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais