Cidadeverde.com

Nova subestação em Teresina atenderá 100 mil domicílios em 14 bairros da zona Sul

Imprimir

Foto: Renato Andrade/ cidadeverde.com


Por Paula Sampaio 

O governador Rafael Fonteles (PT) participou, na manhã desta quarta-feira (18), da inauguração da  Subestação Centro e Linha de Distribuição Teresina/Centro I. A nova estrutura vai beneficiar pelo menos 100 mil pessoas em 15 bairros da capital. No ato, também foi apresentado pela Equatorial Piauí o programa Mais Energia Piauí (MEPI), um conjunto de 13 obras para os segmentos econômicos de norte a sul do estado. 

“Uma subestação nova que vai beneficiar cerca de mais de 100 mil domicílios aqui em Teresina, reforçando a qualidade desse serviço. Então, a gente está aqui acompanhando, dialogando muito com a Equatorial para melhorar cada vez mais essa prestação do serviço e aumentar o volume de investimentos. O Piauí vive em uma nova fase em que muitas indústrias, tanto do setor agroindustrial quanto do setor energético, estão chegando. Chegando ao PLI, manifestando a intenção de fazer investimentos vultosos aqui no Estado e, portanto, a energia, a rede, ela tem que fazer investimentos para dar conta dessa quantidade enorme de investimentos”, avaliou. 

Foto: Renato Andrade/ cidadeverde.com

Segundo Luiz Carlos Cardoso, gerente de relacionamento com o cliente da regional metropolitana, a nova estação atenderá os bairros Vermelha, Macaúba, Nossa Senhora das Graças, Cidade Nova, Monte Castelo, Piçarra, Redenção, Morada Nova, Três Andares, Beira Rio, Parque São João, Saci, Pio XII e Tabuleta. Ele acrescentou que a região atende ao polo de saúde e educacional teresinense. 

“Ela reforça do ponto de vista da capacidade de atendimento. Então, é mais energia para o comércio, para o polo de saúde e o polo da área de educação, além das residências que tem aqui. É importante destacar que essa subestação, como muitas outras que nós já construímos no Estado, ela já nasce com tecnologia de ponta. Ela é operada do nosso Centro de Operações Integradas pela capacidade tecnológica que ela tem e dispõe para que a gente possa, quando necessário, fazer a transferência de cargas. Ou seja, de uma área que não por ventura esteja sem energia, para a gente possa levar energia por meio de outras redes de distribuição. Daqui saem quatro novas redes de distribuição para esses diversos bairros”, explicou. 

Na prática, conforme explicou o gerente, nova subestação, tem tecnologia de ponta em automação, possibilitando o controle de maneira remota diretamente do Centro de Operações Integradas e realização de manobras para recompor o fornecimento de energia, além de cinco alimentadores de 13,8 kV, sistema de controle e proteção. Já a linha de distribuição tem uma extensão de cinco quilômetros, interligando as subestações Teresina I e Centro.

Também foi apresentado ao governador o programa Mais Energia Piauí (MEPI), um conjunto de 13 obras para os mais diversos segmentos econômicos de norte a sul do estado. 

“Na região do Norte, no Sul, em Parnaíba, toda a abrangência do nosso Estado, levando obras como essa, levando subestações, linhas, inclusive uma subestação móvel que traz essa flexibilidade, essa possibilidade de colocar um pouco mais de potência em momentos específicos e especiais, como é o final de ano, em algumas festividades, ou seja, são mais obras para acompanhar todo esse desenvolvimento do nosso Estado. Estou falando na casa de 30 milhões, são obras estruturantes, como foi falado, que requerem um planejamento muito robusto, são obras que normalmente levam um ano, mas esse caso aqui, no caso dessa subestação, a gente conseguiu fazer em tempo recorde, saímos literalmente da preparação do solo até ela estar completamente pronta em sete, oito meses.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais