Cidadeverde.com

Bairro Dirceu Arcoverde ganha espaço da Cidadania

Imprimir
  • espaço_1.jpeg Ascom/CCOM
  • espaço_2.jpeg Ascom/CCOM
  • espaço_3.jpeg Ascom/CCOM
  • espaço_4.jpeg Ascom/CCOM
  • espaço_5.jpeg Ascom/CCOM
  • espaço_6.jpeg Ascom/CCOM

O Governo do Piauí inaugurou na manhã desta quinta-feira (19) em Teresina, o primeiro Espaço da Cidadania na zona sudeste da capital.

Localizado no Grand Shopping Dirceu, o centro é a terceira unidade da cidade que oferece no mesmo lugar serviços públicos ao cidadão, como emissão de carteira de identidade, de carteira de motorista, atendimentos das concessionárias de água e luz, entre outros.

O novo Espaço da Cidadania inicia o atendimento ao público na próxima terça-feira (24). O local vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h.

A Secretaria de Estado da Administração (Sead), responsável pelo Espaço da Cidadania, tem uma expectativa que sejam atendidas cerca de mil pessoas por dia no local.

Para o secretário da Sead, Samuel Nascimento, a ação busca facilitar a vida dos cidadãos, concentrando em um único local serviços essenciais para a população.

“Essa é o 3º Espaço da Cidadania em Teresina, contemplando mais uma zona da cidade. Investimos nesse espaço toda a nossa tecnologia, garantindo um atendimento ágil e resolutivo”, disse o secretário.

Samuel adiantou que no próximo mês de novembro será inaugurado o quarto Espaço da Cidadania de Teresina, no Piauí Center, zona sul, permitindo assim que todas as zonas estejam atendidas. Atualmente, há os Espaços do Shopping Rio Poty (zona norte) e Show Auto Mall (zona leste).

Rafael Fonteles destacou que, apesar do Governo do Piauí já disponibilizar diversos serviços por meio da internet, pela plataforma Gov.Pi Cidadão, ainda há usuários que precisam do atendimento presencial e é obrigação do Estado facilitar a vida do cidadão, trazendo a estrutura do Estado para próximo de onde a população reside.

“Desde a campanha eleitoral prometemos tornar a vida do cidadão mais acessível, mais fácil e estamos cumprindo. O Espaço da Cidadania aqui da zona sudeste aproxima mais a população de diversos serviços, sem precisar os moradores dessa região se deslocarem para as zonas norte e leste, onde estão os outros dois espaços da cidadania”, afirmou o governador.

Rafael frisou que, entre os vários serviços oferecidos no Espaço da Cidadania, o Instituto de Identificação Félix Pacheco é um exemplo a ser seguido. “Por meio do Instituto, o Piauí já é o estado do Brasil que mais fez até agora identificação digital [o RG digital], dentro do padrão nacional. E vai ser o primeiro estado do Brasil a cadastrar todos os cidadãos com biometria e reconhecimento facial”, pontuou.

Serviços disponíveis no Estado da Cidadania do Grand Shopping Dirceu

- Emissão de Carteira de Identidade Nacional (CIN), por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco;

- Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon);

- Águas de Teresina;

- Detran.

Espaços e Salas de Cidadania pelo Piauí

O Governo do Piauí já possui até o momento 37 Espaços ou Salas de Cidadania no Piauí. Em alguns municípios, as unidades funcionam em parceria com o Poder Judiciário, por meio do programa Justo Acesso. Nesta semana, foram inauguradas, por meio do programa, as salas nas cidades de Landri Sales e Elizeu Martins. A meta do Governo é ter pelo menos uma unidade da Cidadania dos 224 municípios do Piauí até o final de 2026.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais