Cidadeverde.com

Missão jovem 2023: Picos reúne cerca de 1500 jovens para evangelização nas comunidades

Imprimir

Por Edielson Mota

Cerca de 1500 jovens vindos de Picos e cidades vizinhas se reuniram em Picos para a Missão Jovem 2023. A missão, que tem como objetivo evangelizar, incentivar o envolvimento dos jovens na igreja e espalhar a palavra de Deus, é um evento significativo para a comunidade católica que envolve desafios, como a distância e a receptividade. A Missão iniciou nessa manhã de sexta-feira, (20), e vai até domingo dia 22. 

A missão acontece na Zonal I da Diocese de Picos, que corresponde às Paróquias São José Operário (Bairro são José), São Francisco de Assis (Junco), Nossa Senhora dos Remédios (Centro), Área Pastoral Nossa Senhora Aparecida (Geminiano) e o município de Aroeira do Itaim. Nessa manhã às 06:00h, foi realizado a Missa na Igreja Matriz da Paróquia São José Operário (bairro São José) que abriu a programação do evento. A missão tem como tema "Jovem, tua vida é missão!" e o lema "Reaviva o dom de Deus que está em ti".

A vice coordenadora da Missão Jovem em Betânia do Piauí, Lorena Damasceno, compartilhou seu entusiasmo e os desafios enfrentados durante a jornada: 

"É gratificante poder participar da Missão Jovem, principalmente porque saímos de nossa cidade para evangelizar outras pessoas, incentivando os jovens a estarem mais presentes na igreja. A distância é um desafio, pois saímos da nossa cidade de madrugada estar aqui. Enfrentamos desafios, como encontrar pessoas que não desejam nos receber, mas tentamos ser fortes e levar a palavra de Deus para eles.” Explica.

Juntamente com Lorena, Byanca Nascimento, coordenadora da Missão Jovem em Betânia do Piauí, expressou suas altas expectativas e enfatizou o caloroso acolhimento que eles têm recebido em suas jornadas anteriores: 

"Minhas expectativas são altíssimas, eu sei que tem várias dificuldades, mas acredito na recepção calorosa dessas pessoas. A cada etapa que participei, senti o amor de cada pessoa que nos recebeu, e isso tocou nossos corações. Estou ansiosa, pensei várias vezes se deveria estar aqui, mas com muita força e fé, estou aqui e espero transmitir a palavra de Deus e que seja maravilhoso!” Relatou a jovem.

A missionária Ana Claudia, de Acauã no Piauí, relatou o desafio de viajar mais de 300 km para participar da missão, enfatizando a gratificante experiência de encontrar e ajudar pessoas em situações difíceis, apesar de ser cadeirante ela relata que o desafio é gratificante:

"Na verdade, é um desafio, mas é sempre uma experiência nova. Eu já tive a graça de participar. Vim novamente, saí de casa às 1h da manhã, viajamos mais de 300 km para estar aqui, então é um desafio sim, mas é a graça de encontrar nossos irmãos, ver outras realidades e ir muito além. Para mim, é uma alegria e contentamento. A expectativa é a melhor, será um final de semana diferente e esperamos encerrar essa Missão Jovem 2023 com chave de ouro."

Foto: Edielson Mota/ Missionária Ana Claudia

Neidiane Martins, da comissão organizadora da Missão Jovem em Picos, compartilhou a realização desse sonho de dois anos: 

"A Missão hoje está se concretizando, né? Um sonho que já vem de dois anos. Nos bastidores, a gente vem trabalhando, se reunindo para escolher o tema, para escolher o lema, o hino da Missão, e agora ela está acontecendo propriamente. Essa é a última etapa nas igrejas da Catedral de Picos, São José, todos estão recebendo jovens de toda a diocese” relatou.

O Pe. Pio Feitosa destacou a alegria de envolver toda a comunidade em uma missão que promove solidariedade e acolhimento:


 "Para nós, é um momento de Alegria e de Esperança. Pois estamos vivendo essa missão na nossa diocese este ano. Acolhendo mais quase 1500 jovens, porque essa missão não é só dos jovens, é a missão jovem, mas envolve o casal, o viúvo, o solteiro, o idoso. Porque todos estão aqui também para acolher os jovens, envolve as outras pastorais, grupos em movimento. É um tempo de comunhão, de esperança e de evangelização. E o nosso desejo é que realmente sejamos uma igreja jovem. Todos os nossos bairros e as nossas comunidades rurais estão prontos para receber os nossos jovens,” explicou. 

O encerramento está programado para o dia 22 de outubro, às 17:00h, com uma caminhada dos jovens missionários, saindo da Quadra do Colégio Santa Rita, no bairro Canto da Várzea, e seguindo pela Av. Nossa Senhora de Fátima, em direção à Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios, onde acontecerá a Missa de encerramento da Missão, seguida de apresentações culturais. A expectativa é de que, durante os 3 dias de visitas, cerca de 1500 jovens possam visitar cerca de 10 mil famílias nos três municípios do Zonal I e que, no encerramento do evento possam participar cerca de cinco mil jovens.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais