Cidadeverde.com

PMT realiza audiência para regularizar moradias da ocupação Dandara dos Cocais

Imprimir

A Prefeitura de Teresina, por meio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), realizou, neste sábado (21), audiência pública sobre regularização fundiária no Dandara dos Cocais, zona Norte da cidade. O evento também contou com a prestação dos serviços de vacinação e testagem de algumas doenças, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O prefeito Dr. Pessoa ressaltou que a regularização fundiária é a garantia dos direitos a moradia de cada cidadão, onde o município tem o dever de assegurar esse direito a sociedade.

“Com a regularização fundiária a população se sentirá segura em suas moradias, onde poderão dizer que suas residências são suas e ninguém poderá tomá-las, por meio do documento de escritura que assegura o direito de moradia, tudo regularizado, conforme as leis municipais”, disse o gestor.

A coordenadora de Regularização Fundiária, Camila Rosal, explicou sobre o processo de regularização fundiária que se inicia no Dandara dos Cocais.

“Aqui no Dandara dos Cocais, estamos realizando a regularização fundiária para 350 famílias que ocupam a área do município. A audiência pública é exatamente para explicar à população o passo a passo de como acontece o processo, os documentos necessários para o cadastro e a importância do registro do imóvel. O IFPI já veio com seus alunos, fez a parte de todo o georreferenciamento, acompanhado, também, pelo nosso coordenador de projetos lá da Eturb. E agora a gente vai preparar essas famílias para o cadastramento e em seguida dar continuidade com o projeto que vai entregar os documentos, a titulação para essas famílias dos seus imóveis”, explicou Camila Rosal.

A Eturb, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde, aproveitou a mobilização realizada com a comunidade para ofertar serviços de saúde, testagem de algumas doenças (HIV, sífilis e hepatites B e C). Além da vacinação contra a Covid e a influenza (gripe). Com o objetivo de levar maior assistência há população da região da Santa Maria da Codipi.

A presidente do Conselho Comunitário do Dandara dos Cocais, Francisca Albuquerque, relatou que há sete anos a comunidade sonhava com a regularização da área.

“Para gente era um sonho, no qual hoje se torna realidade. Foram muitas lutas, mas agora só comemoração, por esta conquista. Agora vamos poder dormir tranquilos, sem correr o risco de perder nossas moradias. Agradeço, a Prefeitura de Teresina, em nome do prefeito Dr. Pessoa, por nos presentear com a regularização de nossas terras”, ressaltou.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais