Cidadeverde.com

Em Picos: 7 meses para regularizar ou emitir título eleitoral para eleições 2024

Imprimir


Por Edielson Mota

As Eleições Municipais de 2024 estão se aproximando, e se você pretende votar, precisa ficar atento aos prazos para regularizar o seu título ou emitir a primeira via do documento. 

Faltando exatamente um ano para as eleições municipais, alguns eleitores já reconhecem a importância de antecipar a regularização do título. Um exemplo disso é dona Maria, que acompanhou seu neto para emitir o título pela primeira vez, garantindo que ele possa votar nas próximas eleições.

Todos os eleitores que não estão em dia com a Justiça Eleitoral devem ficar atentos aos prazos para não correr o risco de não poder votar no próximo ano. As eleições municipais de 2024 estão marcadas para o dia 6 de outubro, o que significa que o prazo final para regularizar o título será por volta do dia 8 de maio, 150 dias antes do pleito.

Com a evolução das ferramentas digitais, a maioria dos serviços necessários para regularizar o título está disponível online, evitando a necessidade de comparecer ao cartório eleitoral.

A Justiça Eleitoral oferece serviços de emissão do primeiro título eleitoral, segunda via do documento, transferência do local de votação, quitação de multas, solicitação de nome social no título e outros serviços até o mês de maio. Portanto, é fundamental que os eleitores se organizem e procurem esses serviços o quanto antes.

Em Picos, o processo eleitoral é organizado em três zonas: a 28ª zona eleitoral, que abrange os municípios de Bocaina, Francisco Santos, Monsenhor Hypólito, São Luís do Piauí, São João da Canabrava e Santo Antônio de Lisboa; a 62ª zona eleitoral, responsável pelas cidades de Geminiano, Francisco Santos, Santana, Santa Cruz do Piauí, Sussuapara e Wall Ferraz; e a décima zona, que engloba Picos, Paquetá e Aroeiras do Itaim.

Manter o título eleitoral regular é essencial, uma vez que eleitores com pendências podem enfrentar diversas restrições, como a impossibilidade de se inscrever em escolas públicas, realizar concursos públicos ou solicitar a emissão de passaporte. Portanto, fique atento aos prazos e regularize o seu título eleitoral o quanto antes para garantir o seu direito de escolher os representantes nas próximas eleições. O voto é uma ferramenta valiosa da democracia.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais