Cidadeverde.com

Alerta de chuvas intensas para municípios da região sul do Piauí

Imprimir


Por Edielson Mota

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) emitiu um alerta para municípios da região sul do Piauí, informando que podem ocorrer chuvas intensas e rápidas, acompanhadas de ventos. Desde o início do mês de outubro, algumas cidades da região, incluindo Picos, têm enfrentado chuvas com ventos fortes, causando prejuízos para a população. Agora, o alerta se estende a outros municípios.

O alerta da Semar abrange 10 municípios da região sul, próximo a Picos, beneficiando tanto a região norte quanto a região sul do estado. Essas chuvas são aguardadas para aliviar o calor característico da região. A previsão aponta para chuvas com até 50 mm e ventos de 50 a 60 km por hora, o que é comum durante o período quente no Piauí.

Os municípios que podem ser atingidos por essas pancadas de chuva são Amarante, Antônio Almeida, Caracol, Floriano, Guadalupe, Nazária, Palmeira, Palmeirais, Porto Alegre do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena e Uruçuí. Além das chuvas e ventos, a Semar alerta para a possibilidade de queda parcial ou completa de árvores na região, tornando importante evitar estacionar veículos próximos a árvores.

A Climatologista Sara Cardoso, da Semar, explicou que a condição atual está relacionada a uma massa de ar quente e seco que impediu a chegada de vapor de água ao território. No entanto, a dispersão dessa massa de ar permitiu que o vapor de água ingressasse, desestabilizando a atmosfera e causando chuvas intensas e rápidas.

O Piauí aguarda ansiosamente a chegada do período chuvoso, que normalmente inicia em novembro e se estende até abril do ano seguinte. Geralmente, a região sul do estado é a primeira a ser beneficiada pelas chuvas. Com a chegada das chuvas, espera-se alívio do calor e renovação das esperanças para a população.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais