Cidadeverde.com

Colégios Técnicos da UFPI em Teresina, Floriano e Bom Jesus abrem inscrições para 690 vagas

Imprimir

Foto: Divulgação / UFPI

Estão abertas até 16 de novembro as inscrições no processo seletivo para preenchimento de 690 vagas oferecidas nos Colégios Técnicos da UFPI nas cidades de Teresina, Floriano e Bom Jesus, para ingresso no ano de 2024. A solicitação de inscrição é exclusivamente via internet no site ufpi.br/copese. As provas acontecem no dia 16 de dezembro, e o resultado oficial sairá até 10 de janeiro. Nesta seleção, foram reabertas vagas para o curso técnico em enfermagem nos três colégios técnicos. (Acesse o edital ao final da reportagem)

A entrada nos cursos compreende duas modalidades: Concomitante, para candidatos que desejam estudar o Ensino Médio e também um curso técnico; e a modalidade subsequente, para aqueles que já concluíram o ensino médio e pretendem fazer apenas curso técnico, que possui duração de dois anos. 

Datas principais

Inscrições - até 16 de novembro

Pagamento da taxa de inscrição - até 17 de novembro

Disponibilização cartão de inscrição - a partir de 05 de dezembro

Aplicação da prova - 17 de dezembro

Divulgação do gabarito - 17 de dezembro

Divulgação do resultado final - 10 de janeiro

Para a seleção deste ano, a forma de ingresso volta a ser por meio da aplicação de provas, das disciplinas de português e matemática, com resolução de 40 questões objetivas de múltipla escolha. Por conta da pandemia, os ingressos anteriores aconteceram via histórico escolar.

Em todos os Colégios, 20% das vagas são destinadas à ampla concorrência e 80%, às cotas, reservadas a estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas (para candidatos inscritos nos cursos técnicos concomitantes com o ensino médio) e aos estudantes que cursaram integralmente o ensino fundamental e médio em escola pública (para candidatos inscritos nos cursos técnicos subsequentes).

A Superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Profa. Virgínia Muniz, destaca que um dos diferenciais dos colégios técnicos da UFPI é a formação de alto nível, com olhar voltado a despertar nos alunos o desejo de também cursar o Ensino Superior, além da boa empregabilidade dos egressos.

“Este ano obtivemos o maior número de bolsas da CNPQ, no total foram 61 bolsas. Os nossos egressos, principalmente na enfermagem, têm um nível de empregabilidade muito bom dentro dos hospitais, dentro e fora do estado. E sem contar que muitos dos nossos alunos entram na agronomia, na zootecnia, na medicina veterinária, nas ciências biológicas porque já é uma coisa com a qual eles já vem trabalhando há muito tempo.” complementa.

Vagas

Serão ofertadas no Colégio Técnico de Teresina (CTT) 260 vagas distribuídas entre os cursos técnicos em Agropecuária (concomitante com o ensino médio / subsequente), Informática (concomitante com o ensino médio / subsequente) e Enfermagem (subsequente).

No Colégio Técnico de Floriano (CTF), serão ofertadas 185 vagas distribuídas entre os cursos técnicos em Agropecuária (concomitante com o ensino médio), Informática (concomitante com o ensino médio / subsequente), Enfermagem (subsequente) e Agente Comunitário de Saúde (concomitante com o ensino médio).

Já no Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ) irá ofertar 245 vagas distribuídas entre os cursos técnicos em Agropecuária (concomitante com o ensino médio / subsequente), Informática (concomitante com o ensino médio / subsequente), Enfermagem (subsequente) e Agente Comunitário de Saúde (subsequente).

Assistência
Da mesma forma que alunos da graduação, estudantes que ingressam nos colégios técnicos também são alcançados com ações de assistência estudantil. Há bolsas para várias modalidades, como auxílio creche, residência e vivências profissionalizantes. Os alunos dos três colégios têm direito a concorrer a essas bolsas, que são uma forma de melhor acolher e também de proporcionar a permanência do aluno na escola.

O comitê da Assistência Estudantil dos Colégios Técnicos, vinculados à UFPI, operacionaliza os programas e auxílios por meio de uma equipe, preferencialmente multiprofissional, constituída pelos seguintes profissionais: Assistente Social; Psicólogo; Pedagogo; Técnico em Assuntos Educacionais; Nutricionista; Técnico em Nutrição; Enfermeiro; Técnico em Enfermagem; Médico(a); Odontólogo; Técnico em Saúde Bucal; Docente; e outros profissionais de áreas afins.

Confira o Edital

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais