Cidadeverde.com

Campeonato Piauiense 2024 terá novo formato com 4 fases, chances de pênaltis e menos datas

Imprimir

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com


Por Pâmella Maranhão 

Em reunião realizada na sede da Federação de Futebol do Piauí (FFP) ficou definido que o Campeonato Piauiense 2024 terá novo formato. A competição sai do tradicional formato com jogos de ida e volta e terá quatro fases. A primeira terá os oito representantes divididos em dois grupos. Outra novidade é que não terá mais vantagem ao clube com soma de resultados iguais na semifinal e final e entra a possibilidade de definição nas disputas de pênaltis. O Piauiense 2024 será mais enxuto, sai das 18 datas para as 12 datas.

"A gente vai ter uma facilidade maior para fazer a tabela e até para que eles tenham um pouco mais de folga e melhora no custo financeiro. A primeira fase em dois grupos, pela classificação do campeonato desse ano. na segunda fase quatro jogos e nessa fase sim, saem os quatro que vão para semifinal e os dois que vão ser rebaixados em que somamos a primeira fase com a segunda fase", explicou Robert Brown, presidente da FFP-PI.

No Grupo A estão: River, Altos, 4 de Julho e Picos. No Grupo B aparecem – Fluminense, Parnahyba, Cori-Sabbá e Oeirense. Na primeira fase eles se enfrentam entre si em jogos de ida e volta totalizando seis rodadas. A definição dos grupos foi através da posição que eles terminaram os campeonatos desse ano (Série A e Série B). Por exemplo, o River como campeão ficou no "A" e Fluminense vice-campeão no "B". 

 

O formato foi praticamente unanimidade e as equipes que discordaram de alguns pontos na mudança foram River e Picos. Por outro lado, o Altos, que foi eliminado nos dois últimos anos por conta da vantagem do indice técnico dos rivais saiu da reunião satisfeito.

"Passados dois anos temos a possibilidade de mudar de formato e sinceramente eu gostei do que vi. Com a primeira fase em dois grupos e as equipes divididas de acordo com os posicionamentos desse ano. Além disso, acabou essa vantagem de indice, algo que não existe mais em campeonato de estado nenhum", afirmou o presidente do Altos, Warton Lacerda. 

Dando sequência, na segunda fase terão quatro confrontos diretos com jogos de ida e volta a partir do posicionamento na primeira fase. Essas partidas já em formato de mata-mata e eliminatório. Quem avançar nessa fase segue para semifinal e quem for eliminado terá a pontuação somada junto a primeira fase para saber se está entre os rebaixados. 

Passadas essas duas fases o torcedor irá conhecer os rebaixados da temporada, pois os dois clubes que somarem menos pontos automaticamente caem de divisão e saem da competição nesse momento. 

Terceira e quarta fase se apresentam como as tradicionais semifinais e finais com jogos de ida e volta. Mando de campo ao melhor colocado, mas em caso de soma de placares iguais a decisão será nos pênaltis, após anos sai de cena a vantagem ao melhor índice técnico. 

A previsão de inicio do Campeonato Piauiense 2024 é dia 14 de janeiro. A competição distribui vagas na Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D do Brasileiro. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais